Consultor de Marketing Digital

Consultoria em marketing digital

Quem é o consultor de marketing digital, e o que faz pela divulgação do seu site?

Com o crescimento da internet e das variadas formas de divulgação online, a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais necessária para acompanhar o seu site, não apenas nas grandes empresas, mas também entre as PMEs que procuram criar uma presença sólida na Internet e otimizar o retorno gerado pelo site.

 

Nos pacotes de serviços de manutenção e alojamento da Lusodados, este é um dos serviços que marca presença, garantindo que o seu negócio possui um consultor de marketing digital permanentemente ligado ao acompanhamento do desempenho do seu site, assim como providencia um aconselhamento e orientação para as estratégias online do seu negócio. Sempre que necessário, agendamos reuniões no nosso escritório de marketing digital em Lisboa, para que o aconselhamento seja feito presencialmente.

 

 TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

 

Orientação para as melhores estratégias e campanhas

Consultor de Marketing DigitalPorque o marketing digital é ainda uma área relativamente desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital é uma peça fundamental para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área. Aos poucos as empresas vão tomando consciencia de que o marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

 

Na maioria das situações, as ações e marketing digital, não orientadas por um profissional, resultam em resultados não só negativos mas prejudiciais para os sites, que são penalizados pelos motores de busca. O planeamento da sua estratégia online deverá ser feito por um profissional, permanentemente, desde o primeiro instante e preferencialmente desde a criação do site e durante todo o seu tempo de existência.

 

As ações de marketing digital deverão, entre outros pontos, ter em conta:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorizados.

 

O papel do consultor de marketing digital

Um consultor de marketing digital atua de forma estratégica, ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno do site. É função do consultor de ações de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida aconselhar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresa e o detalhe das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos que os clientes pretendem.

 

Assim, as principais ações do consultor de marketing digital estão relacionadas com:

  • Trabalhar a favor do cliente e nunca dos serviços que tem a oferecer;
  • Providenciar inteligência nas ações ou métodos empregues e expertise na área;
  • Empregar metodologias de trabalho que tenham foco nos resultados pretendidos pelo cliente;
  • Atuar com a equipe com a rede de parceiros do cliente, se necessário;
  • Evidenciar e dar a conhecer as opções disponíveis, e os resultados esperados;
  • Envolver-se no aconselhamento de questões do marketing "offline”.

 

Quando contratar um consultor de marketing online

Contratar empresa de marketing digitalDe uma forma geral, as empresas apercebem-se da importância de contratarem um consultor de marketing digital quando não estão a obter os resultados esperados, através do seu site ou redes sociais. Não sabem o porquê dos resultados não surgirem, e/ou pensam na contratação de uma agência de marketing digital ou fornecedores individuais de serviços online, mas descobrem que não sabem que serviços contratar e como supervisionar a execução desses trabalhos. Atualmente, esta é uma situação bastante comum no mercado digital em Portugal.

 

Quem faz o quê na consultoria e nos serviços de marketing digital

É necessário fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas aconselhadas por este. O consultor irá aconselhar e orientar, fazendo presença ativa no delinear de estratégias. No entanto, não é o consultor quem irá colocar em prática as ações sugeridas, devendo atuar apenas na parte de planeamento estratégico e, dependendo do acordado nos seus serviços, supervisionar a sua implementação e resultados, acompanhando e analisando os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados, visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

 

A execução das ações sugeridas fica a cargo de outros profissionais, de uma agência de marketing digital, como a Lusodados e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor.

 

 

 TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

 

 


Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.