Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Consultor de Marketing Digital

 

Consultoria em marketing digital

 

 TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

Quem é o consultor de marketing digital e o que faz pela divulgação do seu site?

Com o crescimento da internet e das variadas formas de divulgação online, a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais necessária para acompanhar o seu site. Não apenas nas grandes empresas, mas também entre as PMEs que procuram criar uma presença sólida na Internet e otimizar o retorno gerado pelo site.

 

Nos pacotes de serviços de manutenção e alojamento da Lusodados, este é um dos serviços que marca presença garantindo que o seu negócio possui um consultor de marketing digital permanentemente ligado ao acompanhamento do desempenho do seu site, assim como providencia um aconselhamento e orientação para as estratégias online do seu negócio. Sempre que necessário, agendamos reuniões no nosso escritório de marketing digital em Lisboa, para que o aconselhamento seja feito presencialmente.

 

Orientação para as melhores estratégias e campanhas

Consultor de Marketing DigitalPorque o marketing digital é ainda uma área relativamente desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital é uma peça fundamental para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área. Aos poucos, as empresas vão tomando consciência de que o marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

 

Na maioria das situações, as ações e marketing digital não orientadas por um profissional, resultam em resultados não só negativos mas prejudiciais para os sites, que são penalizados pelos motores de busca. O planeamento da sua estratégia online deverá ser feito por um profissional, permanentemente, desde o primeiro instante e preferencialmente desde a criação do site e durante todo o seu tempo de existência.

 

As ações de marketing digital deverão, entre outros pontos, ter em conta:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorizados.

 

O papel do consultor de marketing digital

Um consultor de marketing digital atua de forma estratégica, ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno do site. É função do consultor de ações de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida aconselhar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresa e o detalhe das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital, de forma a atingir os objetivos que os clientes pretendem.

 

Assim, as principais ações do consultor de marketing digital estão relacionadas com:

  • Trabalhar a favor do cliente e nunca dos serviços que tem a oferecer;
  • Providenciar inteligência nas ações ou métodos empregues e expertise na área;
  • Empregar metodologias de trabalho que tenham foco nos resultados pretendidos pelo cliente;
  • Atuar com a equipa com a rede de parceiros do cliente, se necessário;
  • Evidenciar e dar a conhecer as opções disponíveis e os resultados esperados;
  • Envolver-se no aconselhamento de questões do marketing "offline”.

  TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

Quando contratar um consultor de marketing online

Contratar empresa de marketing digitalDe uma forma geral, as empresas apercebem-se da importância de contratarem um consultor de marketing digital quando não estão a obter os resultados esperados, através do seu site ou redes sociais. Não sabem o porquê dos resultados não surgirem e/ou pensam na contratação de uma agência de marketing digital ou fornecedores individuais de serviços online, mas descobrem que não sabem que serviços contratar e como supervisionar a execução desses trabalhos. Atualmente, esta é uma situação bastante comum no mercado digital em Portugal.

 

Quem faz o quê na consultoria e nos serviços de marketing digital

É necessário fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas aconselhadas por este. O consultor irá aconselhar e orientar, fazendo presença ativa no delinear de estratégias. No entanto, não é o consultor quem irá colocar em prática as ações sugeridas, devendo atuar apenas na parte de planeamento estratégico e, dependendo do acordado nos seus serviços, supervisionar a sua implementação e resultados acompanhando e analisando os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados, visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

 

A execução das ações sugeridas fica a cargo de outros profissionais, de uma agência de marketing digital, como a Lusodados e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor.

 

 VEJA AS NOSSAS OUTRAS DICAS...

 

 

 

Veja mais artigos do nosso blog...

Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.