Como alimentar um site com conteúdo de qualidade

De certeza que já ouviu dizer que o conteúdo é Rei. Senhor e soberano numa aldeia global digital que fornece ininterruptamente informação aos seus súbditos… ou utilizadores. A questão é se esse conteúdo atende às suas necessidades. Uma questão que fica do lado dos especialistas SEO - uma espécie de conselheiros do Rei - que têm a missão de pensar, criar, publicar, promover e monitorizar conteúdos de qualidade para a web. Junte-se a eles!

 

Já lá vai o tempo em que os webmasters usavam unicamente palavras-chave para impulsionar uma estratégia de conteúdo ou content marketing. Hoje em dia, sabem que nem todas as necessidades de informação dos seus públicos são satisfeitas com os títulos dos resultados de pesquisa. A introdução de palavras-chave é excelente, mas não acrescenta valor a um site, pelo que é necessário produzir informação relevante, capaz de alimentar um site com conteúdo de qualidade.

 

Antes de começar a escrever os seus conteúdos, veja se está a aproveitar todas as potencialidades do seu site. Se precisar de ajuda, não hesite em contactar-nos!

 

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Como alimentar um site com conteúdo de qualidade

Enumeramos de seguida as principais etapas para a construção de uma estratégia de content marketing capaz de alimentar um site com conteúdo de qualidade. Siga-nos!

Defina objetivos

Antes de começar a escrever os seus conteúdos, defina os seus objetivos por artigo.

Exemplo:

Aumentar o número de visitas orgânicas, percentagem de leads, número de downloads de um ebook, número de subscritores de uma newsletter e até aumentar as vendas!

Sem conhecer os seus objetivos, pode estar a produzir conteúdo de qualidade, mas que não atinge os resultados que pretende. 

Identifique o público-alvo 

Para quem está a criar conteúdo? Não basta escrever artigos conformes aos objetivos traçados pela sua empresa, há que torná-los interessantes para o seu público. Ou seja, não basta escrever, por exemplo, um artigo a explicar o que faz o produto X ou a definir o serviço Y. Tem de relacionar os benefícios desse produto ou serviço com as necessidades dos seus clientes, surgindo como a resolução para um problema. 

 

 Exemplo:

A Lusodados sabe que o seu público é constituído, maioritariamente, por empresas que precisam de ajuda para criar e manter uma estratégia dinâmica na Internet que permitirá uma comunicação mais eficaz com os seus prospects e clientes, nomeadamente através da produção de sites e prestação de serviços de marketing digital e design gráfico.

 

Compreenda quais são os problemas, desejos e necessidades do seu público

De seguida, deve identificar os interesses, dúvidas e problemas à procura de solução do seu público-alvo, de forma a que os seus textos sejam, efetivamente, úteis.

Exemplo:

A Lusodados percebeu que o seu público tem interesse em desenvolver uma presença online mais efetiva e com retorno e por isso deseja ler conteúdos relevantes sobre temas diversos relacionados com o marketing digital: da construção de sites responsivos à execução de estratégias SEO. O seu público gosta de saber quais são as soluções para os seus problemas e necessidades, por isso a Lusodados tem publicado conteúdos que, por exemplo, explicam como o Facebook e Instagram podem ajudar pequenos negócios ou que falam dos benefícios do Google My Business.

 

Compreenda quais são os tipos de conteúdo que o seu público quer consumir

Compreendendo as dores dos seus prospects e clientes, fica apto a identificar os tipos de informações que lhes serão mais úteis e a alimentar um site com conteúdo de qualidade.

Exemplo:

A Lusodados percebeu que a nível de marketing digital, o seu público está interessado em dar alguns passos sozinho, e por isso fornece-lhe artigos como este, de modo a que possa implementar com facilidade algumas estratégias eficazes de content marketing. O público da Lusodados gosta de conteúdos claros que expliquem como resolver determinados problemas ou colmatar determinadas necessidades. E o seu?

Perceba as mais valias do seu negócio

Descubra o que torna a sua marca ou empresa verdadeiramente única. Pode ser um produto ou serviço inovador, sim, mas também pode ser o facto de oferecer o serviço de especialistas em determinada matéria. E concentre-se nesse diferencial!

Exemplo:

A Lusodados oferece-se para resolver os problemas dos seus clientes com a prestação de serviços de web design, web marketing e design de logotipos, entre outros serviços na área da comunicação e novas tecnologias. E a sua empresa?

 

Combine a sua experiência com as necessidades do seu público

Encontre interseções entre o conhecimento do seu negócio e os pontos problemáticos do seu público.

Exemplo:

A Lusodados combina a sua experiência com as necessidades do seu público, encontrando o seu ângulo de conteúdo exclusivo, ou seja, desenvolvendo conteúdos únicos e pertinentes.


Escolha o formato mais indicado

Temos falado de textos, mas os conteúdos do seu site podem ir mais além, dai a necessidade de definir também o formato, que é um dos fatores essenciais para o sucesso e utilidade de um conteúdo.

Exemplo:

Um vídeo a explicar como fazer algo em vez de um texto? Ou casos de estudo para os prospects perceberem a forma como tem ajudado outros clientes? Um infográfico para esquematizar um processo? 

 

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Escreva de acordo com as diferentes fases da Buyer’s Journey

A preparação de conteúdo de qualidade implica a produção de peças diferentes para cada uma das três fases da Buyer’s Journey que é o caminho percorrido por um cliente, desde a tomada de consciência de que tem um “problema” por resolver, passando pela pesquisa de soluções possíveis e terminando na compra de um produto ou serviço.

Fase de conhecimento

O cliente potencial percebe que tem uma necessidade por satisfazer e começa a fazer uma pesquisa no sentido de compreender qual será a solução mais indicada. Logo, a sua empresa deve produzir conteúdos que falem sobre esse problema, apenas.

Exemplo:

A Lusodados elabora artigos genéricos sobre marketing digital que indicam a um prospect que possivelmente tem um problema por resolver (e que pode ser precisamente este: não está a conseguir produzir conteúdos relevantes para o seu site).

Fase de consideração

O cliente potencial já definiu claramente o seu problema ou oportunidade e está a pesquisar para compreender todas as abordagens disponíveis para resolver a questão. Logo, deve produzir conteúdos que mostrem que tem a solução.

Exemplo:

A Lusodados publica conteúdos que revelam ao leitor que oferece a solução para o seu problema. No caso do exemplo anterior, revela que tem os especialistas de content marketing mais qualificados para produzirem os seus conteúdos.

Fase de decisão

O cliente potencial decidiu qual a sua abordagem de solução ou de compra. Pesquisa pelo produto ou serviço que necessita junto de vários fornecedores e faz comparações. Após a pesquisa de mercado, consegue reduzir a longa lista de oferta a uma lista mais curta. E após o estudo dessa lista mais curta, toma uma decisão final de compra…. e torna-se cliente de uma empresa!

Exemplo:

A Lusodados colocou durante esta última fase, call-to-actions ou chamadas para a ação nos seus conteúdos, indicando a possibilidade de receber um orçamento gratuito e assim, e depois de algum tempo, estas estratégias SEO permitiu-lhe conquistar novos clientes.

Reformule conteúdos 

Haverá sempre conteúdos que tem de desenvolver para determinadas datas específicas (épocas festivas, lançamentos de produtos, aniversário da empresa, promoções…), mas o ideal é apostar em conteúdos que possam ser reutilizados. O chamado conteúdo de reformulação permite-lhe expandir o valor de um conteúdo alterado para servir para um propósito diferente.

Exemplo:

Transformar a mensagem de um post num blog num vídeo. A mensagem é a mesma, ou seja, o conteúdo é o mesmo, mas o canal e/ou o formato difere e também o consumidor a atingir pode ser outro.

 

Para este efeito deve usar, preferencialmente, conteúdos que tenham sido alvo de elevados índices de leitura ou visionamento de forma a ganhar mais uma oportunidade para se classificar nos resultados dos mecanismos de pesquisa (desde que o conteúdo reformulado tenha sido otimizado com estratégias SEO) e chegar a um novo público ou segmento.

Realize pesquisa de palavras-chave

Depois de definir objetivos, público e temas para os seus conteúdos, deve começar a efetuar pesquisas para palavras-chave, principalmente as de cauda longa (formadas por três ou mais palavras) que podem ajudar a melhorar o posicionamento digital da sua empresa, seja pela pesquisa orgânica seja através de publicidade paga. Pode recorrer a uma série de ferramentas que o podem ajudar a selecionar as palavras-chave ou, em alternativa, aos serviços da Lusodados!

Crie um calendário editorial

De seguida crie um calendário editorial que funcione como cronograma de todo o conteúdo da sua estratégia de content marketing. É graças a esse calendário que poderá controlar (e cumprir) os temas, prazos para produção de conteúdos, datas de publicação, palavras-chave, divulgação em redes sociais e email marketing, entre outros itens.

Prefere solicitar um orçamento grátis à Lusodados para produção do seu calendário editorial?

Meça os resultados

O trabalho não para após a publicação dos conteúdos. Pelo contrário, segue-se uma nova tarefa que é a de medir os resultados, ou seja, acompanhar, controlar, supervisionar, recolher e avaliar de forma periódica e organizada, os dados fornecidos pelas ferramentas de monitorização, tais como número e tipo de visitantes diários e/ou visualizações de determinado artigo publicado no site.

 

Existem várias ferramentas online para medir os resultados da sua estratégia de content marketing, mas se precisar de ajuda, estamos aqui para monitorizar o seu site!

Continue a escrever

E por fim… voltar a escrever, se necessário ajustando os conteúdos aos dados indicados pelos resultados de monitorização, às alterações do mercado e do público. 

Alimentar um site com conteúdo de qualidade é um processo continuo, mas para o libertar dessa tarefa colocamos a nossa equipa de copywriters à disposição.

 

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