SEO de conteúdo em sites de pequenos negócios

Dicas simples de web copywriting, para as páginas do seu site

 

Em marketing digital, conteúdo é rei

 

Na continuação do nosso artigo "5 dicas de SEO para pequenos negócios", falamos, neste artigo, da importância que os conteúdos textuais têm para o sucesso do site de um pequeno negócio, e de como, com pouco esforço, consegue melhores conteúdos para as páginas do seu site.

 

Não é segredo que em marketing digital "o conteúdo é rei”. Por isso, o conteúdo do seu site é fundamental: quer para aumentar o tráfego orgânico (tráfego proveniente de motores de busca), quer mesmo para “atrair” links de outros sites. Estas dicas aplicam-se em qualquer site, mas é ainda mais importante para a presença online de pequenos negócios, que não possuem muita disponibilidade económica para investir em publicidade paga.

 

Otimize os seus textos: com web copywriting

O ramo do marketing digital que trata da otimização dos conteúdos textuais de um site designa-se por "Web Copywriting". Este palavrão estrangeiro identifica um largo conjunto de técnicas, usadas por profissionais, para melhorarem os conteúdos textuais de um título, de uma descrição, de uma página, ou mesmo de um site inteiro. O Web Copywriting faz parte do, ainda mais vasto, conjunto de técnicas de SEO que podem ser usadas para aumentar o ranking de um site nos resultados de um motor de busca.

 

Estas técnicas de tratamento de texto profissional são muito usadas pela Lusodados, nos nossos pacotes de criação de um novo site, pois muitos dos novos clientes já requisitam este serviço à partida, em conjunto com o serviço de Web Design. O objetivo principal é que o lançamento do novo site seja feito com conteúdos mais interessantes e competitivos.

 

Para otimizar os textos do seu site com sucesso, convém ter em atenção alguns fatores importantes:

Criação de qualidade para não sofrer penalizações nos conteúdos do seu site

 

As técnicas de Web Copywrinting aplicadas para otimizar os conteúdos de um site são complexas e, se mal empregues, podem levar o seu site a penalizações da Google. Nascem constantemente alterações de algorítmos na Google, tal como o Panda em 2011 e o Hummingbird em 2013, que visam aumentar a relevância dos conteúdos, ou penalizá-los se for caso disso. 

 

1. Crie novos conteúdos com regularidade

Os motores de busca ADORAM conteúdo fresco. É importante que atualize com regularidade o seu site. Utilize um Blog para fazer artigos de opinião, fale de trabalhos realizados, faça as suas próprias "reviews" dos artigos que vende e dê sugestões de utilização, crie vídeos onde faz demonstrações, etc, etc, etc. A lista de possibilidades é infindável..!

 

A maior dificuldade num pequeno negócio é, muitas vezes, não saber encontrar os temas certos, ou criar a estratégia correta de conteúdos, o que faz com que estes conteúdos textuais criados, em vez de gerarem interesse... geram sono. Não é isso que se quer e, por isso mesmo, a Lusodados dá aos seus clientes o apoio de um consultor de marketing digital que auxilia na criação da melhor estratégia de novos conteúdos. Contacte-nos, e peça uma formação no nosso escritório de Lisboa.

 

2. Crie sempre conteúdos originais e interessantes

Precisa de criar conteúdo original e de qualidade, certificando-se que os textos têm uma boa dimensão (mínimo de 300 palavras). Não alongue os seus textos, mas garanta que têm todas as informações que os seus clientes procuram. Coloque-se na pele do seu cliente e tente perceber que informações é que estes poderão esperar encontrar numa descrição de um serviço, ou produto.

 

Quality is what matters most to Google - Ajay Paghdal

 

Tente fornecer toda a matéria necessária para deixar o visitante satisfeito, inclusivé ficheiros PDF ou imagens que ajudem a entender melhor toda a informação da página. Deverá procurar criar conteúdo que, normalmente, tende a gerar links para o seu site. O conteúdo deve privilegiar tanto o aspeto visual como o textual, por isso, tente incluir imagens de qualidade, infográficos ou mesmo tabelas.

 

3. Palavras-chave nos conteúdos textuais

As palavras chave são importantes. Afinal, é através delas que o Google vai associar o seu site a termos de pesquisa usados. Mas calma: não se esqueça nunca que o objetivo é satisfazer o utilizador e não o motor de busca! Garanta que utiliza nos textos os termos mais importantes para o seu negócio e todos aqueles que os utilizadores poderão usar para procurar os seus serviços ou produtos.

 

Faça uma pesquisa na Google e tente perceber que outras frases a Google está a aconselhar para aquela pesquisa. São dicas importantes, pois significa que muitas pessoas utilizam os termos que a Google está a sugerir. Veja em baixo um exemplo para o termo de busca "casas no alentejo":

 

Resultado de busca - Sugestões da pesquisa

 

4. Escreva para o seu público-alvo

Ao contrário da publicidade paga, o SEO de conteúdo foca essencialmente uma audiência que ainda não fez uma decisão de compra e que está mais interessada em conteúdo informativo, tanto sobre um produto como sobre um serviço. Nesse sentido, após analisar adequadamente o nicho, indústria ou localização em que se enquadra o seu pequeno negócio, é importante determinar o que os seus potenciais clientes procuraram saber antes de partirem para uma compra ou encomenda.

 

Pense sobre tudo aquilo que poderá fazer os visitantes do seu site optarem pelo seu serviço, ou produto, ao invés de irem optar pela concorrência. Algo tão simples como o horário de serviço, a localização geográfica ou prazos de entrega podem ser pontos importantes para os seus clientes. Não os deixe de fora do seu texto.

 


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