Nova atualização do Google afeta sites sobre saúde, nutrição e bem-estar 

Medical Update 

Sempre que o Google lança uma atualização do seu algoritmo, os especialistas SEO levam às mãos à cabeça! O que é o mesmo que dizer que, como o algoritmo é alterado cerca de 500/600 vezes por ano, os profissionais de marketing digital não podem pousar os braços porque por mais pequena e insignificante que seja a mudança, há que tentar compreendê-la. E a sua empresa, seguramente, deseja estar em conformidade com as exigências do motor de pesquisa de modo a aumentar o tráfego orgânico do site. Nesse sentido, leia este artigo, veja se pertence à categoria YMYL, se foi afetado pelo último update e como pode reverter os resultados negativos. 

O Google é amigo e gosta de verificar amiúde qual o tipo de conteúdo que as empresas estão a publicar na Internet e também qual a experiência de utilização oferecida ao visitante. A ideia é incentivar as empresas a apostar cada vez mais em estratégias de marketing digital: de content marketing a otimização SEO (Search Engine Optimization), passando pelo layout do site. Porém, ao contrário das atualizações realizadas em anos anteriores, agora o Google faz updates, pelo menos, uma vez por mês. Alguns quase que passam despercebidos. Outros nem por isso…
Efetivamente, no meio de 500 a 600 alterações, há sempre uma que mexe com os resultados da pesquisa de forma significativa. A Medical Update, realizada no passado dia 1 de agosto, foi uma delas. A nova atualização do Google afeta sites sobre saúde, nutrição e bem-estar, entre outros. Estará a sua empresa nesta lista?

Medical Update

No dia 1 de agosto de 2018, o Google anunciou uma ampla atualização no seu algoritmo de pesquisas que afetou as classificações nos rankings de pesquisa dos sites da categoria YMYL (Your Money, Your Life). Uns para melhor, outros para pior.
A alteração recebeu o nome de “Medical Update” porque a atualização do Google afeta sites sobre saúde, nutrição e bem-estar, incluídos nas páginas YMYL.
Hum… começa a suspeitar que o seu site esteja na categoria YMYL, mas não tem a certeza? Ora bem, passamos a explicar...

As páginas YMYL são aquelas que, segundo o Google, podem influenciar a felicidade, saúde, estabilidade financeira e/ou segurança dos utilizadores. É o caso de:

  • sites de compras (e-commerce)
  • sites de bancos online
  • sites sobre saúde (medicamentos, nutrição, tratamentos, etc)
  • sites sobre informações legais (como conselhos jurídicos)
  • sites públicos ou com informações oficiais importantes (assuntos governamentais, programas sociais, etc)

 

Se está a respirar de alívio porque o seu site não se encontra aqui, saiba que o Google não deixou claro quais as outras páginas que incluiu nesta lista, até porque existem mais tipos de sites com impacto direto na vida dos utilizadores, e por isso nada como verificar se houve ou não uma alteração significativa a nível de visitas no seu site.

 

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Alterações em sites da categoria YMYL

O Medical Update destronou alguns sites YMYL que antes ocupavam os primeiros lugares das pesquisas Google. Estudos recentes revelam que houve sites que passaram de mais de 700 mil visitas para menos de 200 mil depois da alteração, enquanto outros subiram de 1 para 2 milhões em poucos dias! Os dados foram publicado num artigo de Marie Haynes, consultora SEO, que evidencia o impacto desta atualização em sites de dieta e nutrição e também de produtos médicos, principalmente. Se é o seu caso, por favor prossiga com a leitura deste artigo para perceber melhor como a atualização do Google afeta sites YMYL.

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Princípios da nova atualização do Google

Por hora, nenhum perito em marketing digital consegue explicar exatamente como é que a atualização do Google afeta sites de modo a originar resultados tão diferentes, mas os seus princípios de classificação são públicos e podem ajudar a chegar a algumas conclusões.
De facto, desde 2015 que o Google usa um guia chamado QGR (Quality Rater’s Guidelines) para avaliar a qualidade dos sites. E de acordo com esse guia existe um princípio básico para verificar as páginas:

  • EAT (Expertise, Authoritativeness, Trust) ou seja, perícia, autoridade e credibilidade.

Grosso modo, supõe-se que o Google tenha entendido que:

  • Apenas as páginas YMYL com informações de especialistas na área têm qualidade, e para o verificar deve-se aplicar o conceito MC e SC (Main Content ou conteúdo principal e SC, Supplementary Content ou conteúdo adicional). O primeiro tem de ser suficientemente amplo para abordar com clareza o tema em causa e o segundo deve reforçá-lo.
  • Não basta oferecer informações relevantes. Os sites também têm de provar que são uma autoridade na matéria para ficarem bem classificados nas pesquisas dos utilizadores, pelo que sites com testemunhos e páginas sobre a empresa não foram tão afetados pelo update de dia 1 de agosto.
  • A credibilidade é também muito importante e por isso há que ignorar sites com reputação negativa e realçar sites com conteúdos produzidos por profissionais credenciados.

Embora o princípio EAT tenha a sua importância, não podemos deixar de ressalvar que os updates do Google levam outros itens em linha de conta, até porque houve declínios em sites bastante credíveis como Fortune, IGN e Android Central.

 

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  • Identificamos claramente a sua empresa na página “Sobre Nós”, “Contactos” e “Equipa”, entre outras.
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