Principais vantagens das redes sociais para um negócio

Se uma pessoa com acesso à Internet tem, pelo menos, um ou dois perfis em redes sociais, por que não o haveria de ter uma empresa? Do Facebook ao LinkedIn, passando pelo YouTube, Instagram e Twitter, as vantagens das redes sociais para um negócio são incontornáveis nos dias de hoje, por isso a questão não é tanto “se”, mas “quando” é que a sua empresa vai marcar presença online?

Abertas a todos os tipos de consumidores, as redes sociais, quando usadas devidamente, são uma ferramenta útil e eficaz na conquista de novos leads e clientes. Ainda assim, algumas empresas hesitam em investir nestas plataformas e o motivo só pode ser um. Não, não é por preguiça. Não, não é por não terem conhecimentos técnicos e não, não é por falta de verba. É porque… desconhecem as inúmeras vantagens das redes sociais para um negócio!
Ora, se a sua empresa faz parte do grupo que ainda não se encantou com o maravilhoso mundo novo do social media, saiba que é uma questão de dias, apenas. Se prosseguir com a leitura deste artigo, vai perceber porque é que os benefícios de marcar presença em algumas redes sociais não podem continuar a ser negligenciados

 

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Principais vantagens das redes sociais para um negócio

As redes sociais são fáceis de utilizar, concentram um público vasto e diversificado, não têm custo de adesão e… estes motivos chegam para a sua empresa apostar nelas como principais canais de marketing digital?! Se não, adiantamos desde já que as redes sociais também tornam as relações entre as empresas e os seus clientes mais próximas e personalizadas, possibilitando, inclusive, a conquista de potenciais clientes, fidelização dos atuais clientes e um aumento de leads ou visitas no site institucional. Agora, sim, chamámos a sua atenção? Se almeja alcançar o sucesso na Internet, tome nota (literalmente) das vantagens das redes sociais para um negócio!

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Maior alcance geográfico

Como a Internet não tem barreiras geográficas, um negócio que marque presença nas redes sociais pode ser visto por toda a gente que esteja online, seja a partir de Lisboa ou de Pequim! Efetivamente, o social media é um dos métodos de marketing digital mais eficientes para partilhar conteúdos e aumentar a visibilidade de um negócio porque permite o envolvimento com um público gigantesco: praticamente qualquer pessoa com acesso à Internet possui uma conta numa rede social, o que transforma estes sites em excelentes plataformas para divulgar um negócio, aumentar a notoriedade e até as vendas.

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Aumento do tráfego

Repare que um site por si só não aumenta o tráfego de entrada (inbound), pois apenas é chamativo/interessante para os consumidores/clientes que já conhecem a marca, mas se resolver utilizar as redes sociais como parte de uma estratégia de marketing digital, o seu negócio pode ultrapassar fácil e rapidamente o círculo de clientes habituais: cada perfil numa rede social, cada conteúdo que publica diariamente, cada partilha de uma imagem ou vídeo… é uma oportunidade para conquistar novos clientes! Assim, por aumentarem o tráfego e criarem leads (pessoas que interagiram, de alguma forma, com o seu negócio), as redes sociais são consideradas um dos melhores meios para alcançar novos clientes. O acesso rápido e a partilha de informação sobre conceitos, produtos e serviços, facilitam a vida do consumidor na hora da decisão de compra. E, por consequência, aumentam a credibilidade do seu site aos olhos do Google, que lhe atribuirá um maior PageRank (unidade de medida que, de um modo resumido, determina a posição dos sites nas pesquisas do Google), o que nos leva à vantagem seguinte…

Melhor posição nos rankings

Claro que é preciso algum esforço a nível de content marketing para geral tráfego de páginas de redes sociais para o seu site. E esse esforço passa por fazer alguma otimização a nível de SEO (Search Engine Optimization) de modo a alcançar um maior ranking da página e obter mais tráfego. Por outras palavras, o objetivo é classificar-se nas primeiras posições para as suas palavras-chave de modo a que o seu negócio apareça nos primeiros lugares nas pesquisas no Google, correto? E isso tendo em conta que a maioria dos utilizadores não vai além da primeira página de pesquisa, pelo que convém que o seu negócio esteja no topo. Se não estiver, há que ajustar a sua estratégia de otimização, pois esta é uma das maiores vantagens das redes sociais para um negócio.


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Taxas de conversão mais altas

Ora, a cada conteúdo que publica, a cada partilha, a cada imagem ou vídeo e a cada comentário que redige, a sua empresa está a ganhar maior visibilidade interagindo e criando relacionamentos com as pessoas. Isso significa ganhar mais oportunidades de conquistar conversões e aumentar o tráfego das redes sociais para o respetivo site. E mesmo que parte dessas pessoas não necessite dos seus produtos ou serviços, a dada altura a oportunidade pode surgir e elas vão-se lembrar do nome da sua marca.

 

 

 

  

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Obtenção de informações sobre o mercado

O chamado insight de mercado é outra das vantagens das redes sociais para um negócio porque não há melhor forma de conhecer os desejos e necessidades dos consumidores do que “falando” diretamente com eles. Mas uma empresa sem presença em redes sociais não consegue analisar os seus prospects de forma tão rápida, barata e segmentada. E só a análise detalhada do público-alvo providencia dicas preciosas para a gestão de qualquer negócio.

Satisfação do cliente

Hoje em dia os clientes apreciam mais as empresas que possuem páginas em redes sociais onde possam receber informações sobre produtos e serviços, sim, mas mais do que isso, onde possam deixar os seus comentários, sugestões, elogios e até críticas ou reclamações. E mais contentes ficam se essas empresas lhes responderem de forma personalizada e não automática, dando feedback em tempo real. Para os clientes isso mostra que o negócio está atento às suas necessidades. Para as empresas é uma oportunidade para se envolverem, perceberem as reais necessidades dos consumidores e desenvolverem um vínculo que, em última instância, irá gerar um entendimento para o negócio lidar o melhor possível com o seu público-alvo, tornando-o, a seu tempo, num grupo de clientes fidelizados.

 

 

 

 Autoridade da marca

É claro que a satisfação dos clientes e consequente lealdade à sua marca só pode atingir uma meta: a autoridade da sua empresa. Quando os consumidores percebem que tem páginas em redes sociais onde responde aos clientes, por um lado, e por outro, lhes desperta a atenção com conteúdos realmente interessantes e diversificados que respondem aos seus desejos e necessidades, é quando começam a ver a sua empresa como uma especialista na matéria, uma marca de confiança, com reputação positiva. E se é de confiança os internautas não se poupam a divulgá-la aos seus amigos e isso aumenta exponencialmente a sua autoridade. E uma marca com autoridade, influencia os consumidores.

 

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Excelente relação custo/benefício

Nenhuma estratégia de marketing fica tão em conta como aquela que pode ser feita nas redes sociais. Em primeiro lugar, basta escolher a(s) plataforma(s), abrir conta, inscrever-se e criar um perfil gratuito. Em segundo lugar, decidir (ou não) o tipo de publicidade online em que quer investir, mas sempre tendo em conta que o custo será baixo, bem baixinho, se comparado com outras estratégias de marketing e até com anúncios publicitários tradicionais. Além disso, pode começar com um valor escandalosamente pequeno e depois ver o retorno e decidir se aumenta a parada e afina a sua estratégia de marketing digital. Certo é que gastando pouco dinheiro e tempo (o trabalho também não é excessivo, os posts até podem ser agendados) consegue aumentar significativamente as suas taxas de conversão e obter retorno sobre o investimento inicial.

 

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Venda de produtos/serviços

Além de aumentar a notoriedade de uma empresa e proporcionar conversões (clientes potenciais em leads), uma presença online em redes sociais permite, se assim o desejar, vender os seus produtos ou serviços pela Internet. Isso ajuda na fidelização de clientes, pois quem gosta do produto/serviço, pode adquiri-lo imediatamente sem grande esforço. E repetir a compra.

E agora que está na posse das principais vantagens das redes sociais para um negócio, deixe-se de desculpas! Meta mãos à obra ou contrate um profissional ou empresa especialista em marketing digital e content marketing, pois como as redes sociais estão permanentemente a atualizar-se, torna-se muito importante obter apoio profissional para utilizar de forma mais eficaz possível as novas funcionalidades. Com técnicas e estratégias bem implementadas, em poucos meses verá a sua empresa a marcar presença online e a aumentar significativamente as vendas.

 

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