Estratégias de marketing de conteúdo para cada estádio do Funil de Vendas
TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS
Quando usa um funil para verter um líquido de um recipiente para o outro, não desperdiça uma única gota, correto? Assim acontece com o Funil de Vendas da sua empresa, se – e só se! – souber quais as estratégias de marketing de conteúdo mais ajustadas a cada estádio, para não perder um único cliente!
O que é um Funil de Vendas?
É um modelo que mostra o caminho teórico que um cliente percorre, desde que toma contacto com uma empresa até que fecha a compra e adquire um produto ou serviço.
Este caminho tem três estádios escaláveis, sobre os quais vamos falar já de seguida.
Quais são os estádios do Funil de Vendas?
O Funil de Vendas está dividido em três grandes estádios:
- Topo ou estádio de aprendizagem e descoberta
O consumidor descobre que tem uma necessidade ou problema por resolver quando a sua empresa lhe chama a atenção, num primeiro contacto. - Meio ou estádio de reconhecimento do problema e consideração da solução
O lead identifica possíveis soluções para resolver o seu problema e começa a comparar alternativas, quando a sua empresa publica conteúdo relevante para mostrar os benefícios dos seus produtos e estabelecer uma relação de confiança. - Fundo ou estádio de decisão de compra
O lead qualificado já comparou as opções disponíveis e quando a sua equipa de vendas o aborda, para mostrar que tem o produto ideal, torna-se cliente!
TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS
Quais são as melhores estratégias de marketing de conteúdo para cada estádio do Funil de Vendas?
Aprendizagem e descoberta
Nesta fase deve criar conteúdos genéricos, mas úteis para a maioria das pessoas que constitui o seu público-alvo, e sem fazer referência direta aos seus produtos.
Exemplos: artigos de blog, vídeos, podcasts, ebooks e webinares.
Reconhecimento do problema e consideração da solução
Nesta fase deve continuar com a produção de conteúdos relevantes, mas estratégicos e um pouco mais comerciais, para conduzir os leads até ao último estádio.
Exemplos: artigos de blog mais extensos, ebooks mais densos, infográficos, vídeos, lives e podcasts em redes sociais.
Decisão de compra
Nesta fase pode arriscar com conteúdos mais incisivos e falar dos seus produtos sem rodeios, mostrando as vantagens, oferecendo descontos ou ofertas e respondendo às principais dúvidas dos consumidores que ainda estão indecisos.
Exemplos: testemunhos de outros clientes, case studies, trials, versões de demonstração e reviews de produtos.
E é tudo? Não! Depois do último estádio do Funil de Vendas vem a fase de produção de conteúdo diverso para um pós-venda capaz de fidelizar clientes: campanhas, ofertas especiais, tutoriais, suporte especializado, etc.
TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS
VEJA AS NOSSAS OUTRAS DICAS...