Meta description: onde, como, quando e porquê? 

Se tem um site, blog ou página em redes sociais, tem (quase) tudo o que precisa para ficar bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google. Só falta aplicar as técnicas de SEO! O processo é complexo, exige tempo até à obtenção de resultados, mas também é verdadeiramente eficaz e dele faz parte um aspeto que não deve ser negligenciado: a meta description! Perceba o que é, onde, como, quando e porque deve utilizá-la!

A meta description é um dos pontos fundamentais numa estratégia SEO. Trata-se de um pequeno texto sob a forma de código HTML que faz o resumo do tema principal de uma página de um site, ou seja, é a descrição sucinta de uma página da Internet que aparece logo por baixo do respetivo endereço do site e do título, nos resultados de pesquisa do Google e de outros motores de busca. Por ser um resumo, precisa de ser interessante e objetivo, mas agradável que baste de forma a instigar o leitor a clicar no link e aceder à página. 

 

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Apesar de não ser visível para o visitante da página (só aparece no código), a meta description é uma das primeiras informações que o Google recolhe para classificar uma página de um site e dar ao utilizador final mais informação aquando das suas pesquisas. Assim, é considerada um elemento chave numa estratégia SEO, complementando o uso de title tags e palavras-chave, apesar de o Google se reservar ao direto de utilizar ou não as descrições que redigiu. Em alguns casos, os mecanismos de pesquisa podem anular meta discriptions por entenderem que não responde adequadamente à consulta de um utilizador. Mas quando as utiliza, as suas qualidades são capazes de influenciar decisivamente o leitor a clicar num link!


 

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Importância da meta description 

Se possui um site, um blog ou simplesmente acabou de elaborar um novo conteúdo para a web a divulgar uma ideia, produto, serviço, etc, espera que esse conteúdo seja conhecido e visitado pelo maior número de pessoas possível, não é verdade? Para atingir esse objetivo sem investir em publicidade paga, deve colocar a sua equipa de marketing digital a usar técnicas de SEO, otimizando as páginas de modo a posicioná-las nos primeiros lugares orgânicos dos motores de busca.

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Apesar de existirem outros critérios de avaliação de um site além da meta description, se desistir de ter uma descrição devidamente atualizada pode perder novos visitantes. O que é o mesmo que dizer, futuros clientes! Além disso, corre o risco de ver o Google usar as suas palavras-chave avulso em vez de um texto curto e claro a descrever a página. Por isso, use as técnicas de SEO e aproveite, em prol do seu negócio…

…os principais benefícios da meta description: 

  • Descreve e resume um conteúdo.
  • Atrai mais visitantes à página da Internet.
  • Mostra aos motores de busca, que o seu site é relevante e interessante.
  • Serve como fonte de informação para os utilizadores, antes de clicarem num link nos resultados da pesquisa ou nas redes sociais.
  • Diminui a taxa de rejeição de uma página, evitando que os leitores entrem num site e se sintam defraudados por não encontrarem a informação que esperavam.

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Principais regras para compor uma meta description

  • Inserir a descrição na secçãono HTML do site, segundo o exemplo. 

          

  • Usar a meta description para descrever exata e honestamente o conteúdo da respetiva página. 
  • Persuadir o utilizador, sem perder o foco em informar.
  • Colocar apenas informações relevantes, se possível demonstrando benefícios (de determinado produto ou serviço, por exemplo).
  • Usar de objetividade e clareza na linguagem.
  • Incluir as palavras-chave mais importantes (o Google e outros motores de busca usam palavras-chave em negrito na descrição quando correspondem às consultas de pesquisa), mas não exagerar sob pena dos mesmos mecanismos de pesquisa poderem optar por não exibir a meta description.
  • Não exceder os 156 caracteres estabelecidos pelo Google e, ainda assim, recomendamos que se fique pelos 143 caracteres porque dependendo de algumas variáveis, uma parte do texto pode não aparecer nos resultados.
  • Não repetir nenhuma meta description, cada página deve ter a sua própria descrição, até para não ser penalizada pelos motores de busca.
  • Testar as meta description frente aos resultados obtidos nos mecanismos de busca e, se necessário, fazer alterações e avaliar o retorno baseado nas taxas de cliques nos resultados do site.
  • Não usar textos automatizados.

Exemplo

Sem falsa modéstia, mostraremos agora como a meta description desta página, que o leitor não está a ver, mas que inserimos no código HTML, obedece a estas regras. Escolhemos a seguinte descrição:


“Perceba por que é que a meta description é um elemento chave numa estratégia SEO para uma página bem posicionada nos resultados de pesquisa, capaz de levar o utilizador a clicar num link”.


O texto é pequeno, mas descreve objetiva e honestamente o conteúdo da página, como pode confirmar, e incita-o à leitura, correto? Além disso, mostra sumariamente os benefícios (neste caso da utilização da meta description), inclui a palavra-chave principal (que é precisamente “meta description”), uma palavra-chave secundária (“estratégia SEO” ) e não excede os 156 caracteres!

 

Meta description: onde, como, quando e porquê?

A resposta é onde estiver uma página web e como dita a estratégia SEO, mas devia ter começado ontem, e porque pode estar a perder leads valiosos! Vamos a isso?

 

 

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