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Inbound Marketing e Outbound Marketing: diferenças e complementaridades

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Usam estratégias diferentes para alavancar as vendas, mas não são rivais! Pelo contrário, Inbound Marketing e Outbound Marketing podem e devem complementar-se para unir conteúdo digital relevante a técnicas mais convencionais.

Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Ambos usam “marketing” no nome, mas a verdade é que existem muitas diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, nomeadamente:

 

  • Enquanto que o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes, o principal objetivo do Outbound Marketing é oferecer produtos e serviços. Por outras palavras, em Outbound a ideia é correr atrás dos clientes, enquanto que em Inbound, a ideia é despertar o interesse dos clientes para que sejam eles a procurar a sua empresa ou os seus produtos/serviços.
  • A produção e publicação online de conteúdo de qualidade, para despertar o interesse, é a principal ferramenta de Inbound Marketing: sejam conteúdos para sites e lojas online, artigos de blog ou publicações em redes sociais. O Outbound Marketing dedica-se a formas de conteúdo e veículos de divulgação mais convencionais, nomeadamente publicidade e propagandas em cartazes, jornais, rádio e televisão.
  • Antes de encetar a sua estratégia, o Inbound Marketing estuda a fundo o seu público-alvo para poder personalizar e adequar os conteúdos aos seus interesses e necessidades. Já o Outbound Marketing prefere atirar para todas as frentes com uma estratégia generalista.
  • O investimento em Inbound Marketing é bastante inferior ao investimento em Outbound Marketing, que usa os media convencionais, mais caros.
  • Campanhas online podem ser monitorizadas constantemente e em tempo real, ao contrário de campanhas offline de Outbound, cujos resultados não são possíveis de ajustar.

 

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Complementaridades entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Já diz o ditado que “a união faz a força” e no caso de Inbound Marketing e Outbound Marketing, não podia ser mais verdade!

 

  • É possível usar estratégias Inbound Marketing para encetar um relacionamento com determinado público, aplicando técnicas relacionadas com a produção de conteúdo de qualidade, otimizado com SEO e com CTAs (chamadas para a ação) em jeito de “venha experimentar” ou “fale com um vendedor” para aumentar as vendas na loja, com ferramentas de Outbound.
  • A estratégia de marketing de conteúdo permite encetar uma relação com o utilizador, atraindo-o para um site, blog ou rede social, mas para garantir o aumento das vendas o melhor é conjugar com estratégias Outbound Marketing. Por exemplo, através do envio de email marketing segmentado com a oferta de um brinde ou desconto, para transformar o lead em cliente.
  • Integrar loja física com loja online? Sim, é sempre preferível a ter dois modelos de loja separados onde é impossível usar em simultâneo, estratégias Inbound e Outbound para corresponder às expectativas dos consumidores modernos que gostam de experiências de compra integradas: por exemplo, escolher e comprar um produto na loja online e depois levantá-lo na loja física, economizando nos portes de envio.

 

Como vê, Inbound Marketing e Outbound Marketing são metodologias de Marketing Digital que têm a mesma meta, aumentar as vendas, mas que para a cortarem seguem por caminhos diferentes que, não obstante funcionarem bem de forma isolada, funcionam ainda melhor em conjunto!

 

 

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