Domínio próprio, URLs amigáveis, design responsivo, conteúdos relevantes, blog… sabe o que um site deve ter?

 

 

 

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Marcar presença na Internet, apenas, não é suficiente. Mesmo que tenha um excelente produto ou serviço para vender, se não tiver um site à altura, não consegue atrair mais clientes nem melhorar as vendas! E isso porque os consumidores modernos, antes de comprarem, fazem pesquisas online a torto e a direito… e a sua empresa não pode continuar a arriscar-se a não aparecer nos resultados dessas pesquisas, não é verdade? Então, continue a ler e saiba o que um site deve ter para conseguir atrair a atenção dos utilizadores e oferecer uma boa experiência de navegação… rumo à conversão!

 

O site é mais do que uma página web. É a sua morada na Internet, o local onde os consumidores podem conhecer a sua empresa, descobrir os seus produtos e perceber em que medida podem colmatar as suas necessidades. Portanto, continue a ler para saber o que é que um site deve ter e depois invista numa plataforma moderna capaz de gerar resultados e garantir um excelente retorno do seu investimento!

 

Tudo o que um site deve ter, e mais alguma coisa!

Efetivamente, existem vários elementos que hoje em dia são praticamente obrigatórios num site institucional, independentemente da área de atuação da empresa, pelo que se vai criar ou reformular o seu site para ganhar mais oportunidades de negócio, deve seguir as próximas dicas!

Prefira um domínio próprio

Stop! Antes de mais, invista num domínio próprio para passar uma ideia de profissionalismo e credibilidade aos utilizadores. Verifique ainda se o domínio é simples e objetivo de forma a que o endereço eletrónico do seu site seja encontrado facilmente e memorizado com mais facilidade ainda! Por exemplo: www.seusite.pt

Use URLs amigáveis

1234?!bgjtghtrstkdhf-9867-K* Não! Não! Não! Use URLs amigáveis, ou seja, endereços de sites/páginas que os utilizadores compreendam fácil e rapidamente! Esta estratégia é crucial, quer para conquistar clientes, quer para merecer a atenção dos motores de busca, já que também permite alcançar os melhores lugares nos resultados de pesquisa do Google!

Invista num layout moderno

A tendência de moda primavera/verão a nível de layout de sites é para seguir à risca, caso contrário não consegue acompanhar a constante mudança de gostos e hábitos de consumo dos utilizadores. Portanto, uma das coisas que um site deve ter é um layout bem fashion, mas claro, intuitivo, dinâmico, estimulante e com uma boa organização e disposição de conteúdo, de modo a oferecer uma navegação fluida e objetiva.

Aposte em responsividade

Além de um visual apelativo, o seu site deve ter responsividade, ou seja, deve estar em perfeita sintonia com os novos hábitos dos consumidores, sendo que um deles é navegar na Internet através de smartphones. Logo, um site responsivo, com conteúdo e design adaptado automaticamente a todos os tamanhos de ecrã, é fundamental para oferecer uma boa leitura e consequentemente, uma boa experiência de utilização.

Não se esqueça da velocidade de carregamento

Mais de três segundos… e já era! O utilizador passa ao site seguinte porque não tem tempo nem paciência para esperar. Não há como contornar! Tem de criar um site veloz, até porque este também é um dos fatores de ranqueamento do Google e por isso um site deve ter sempre uma velocidade de carregamento satisfatória.

Verifique a acessibilidade e usabilidade

Além da responsividade, acessibilidade e usabilidade também são importantes para não perder um único cliente, já que os visitantes não querem gastar o seu tempo a tentar perceber como aceder à informação que pretendem. Assim, um site deve ter uma navegação harmoniosa, simples, intuitiva e eficaz, através de uma estrutura bem desenhada e organizada que irá aumentar a probabilidade dos utilizadores se transformarem em leads.

Crie conteúdos relevantes otimizados com SEO

O design é fundamental para captar a atenção dos visitantes, sim, mas se estes não encontrarem conteúdo de qualidade no seu site, desistem! Por isso, deve criar conteúdo relevante que responda aos desejos e interesses do seu público-alvo. Conteúdo esse que, para ser encontrado pelos utilizadores que pesquisam no Google, deve estar otimizado com estratégias SEO para motores de busca (palavras-chave fortes, title, headlines, atributos alt das imagens preenchidos e muito mais).

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Acrescente um blog

E porque o conteúdo relevante é a melhor ferramenta de informação e comunicação para aumentar a sua reputação e notoriedade online, deve acrescentar um blog ao site para poder ir publicando de forma consistente, artigos de qualidade que respondam às dores dos seus clientes e potencias clientes. E que assegurem - com otimização SEO - os primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google, aumentando o tráfego orgânico para o seu site e depois encetando e mantendo relacionamentos com os utilizadores, em todas as etapas do funil de vendas!

Coloque todas as informações de contato

Onde, quando e como? Um site deve ter todas e mais algumas informações de contacto: telefone, email, morada, número de WhatsApp, perfis em redes sociais e até um mapa com a localização.

Integre com redes sociais

Não fique indiferente à forma como as redes sociais mudaram o contacto das empresas com o seu público! Se tem um perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube ou qualquer outra rede, inclua-o no seu site para possibilitar e facilitar a partilha de conteúdos.

Monitorize com Google Analytics

E depois deste largo esforço para ter um site perfeito, seria uma pena que não o integrasse com o Google Analytics para monitorizar os acessos com diferentes métricas de marketing que avaliam a performance: quantas visitas recebe o seu site em determinado período, de onde vêm esses utilizadores, quanto tempo se demoram, que páginas visitam, etc. A partir daqui pode perceber o que está a funcionar e o que ainda pode ser melhorado para atrair mais clientes e aumentar conversões e vendas!

Procure um backoffice intuitivo

E por fim, e só para lhe facilitar a vida, o nosso conselho vai para um backoffice intuitivo e fácil de utilizar porque o seu site, por muito bonito que esteja, não pode ficar igual durante muito tempo e alguém tem de cuidar ininterruptamente da presença digital da sua empresa, não é verdade? Mas não tem necessariamente de ser você!

 

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Só uma empresa com experiência na criação de sites lhe garante uma boa presença online, atendendo a todas as regras e características que os sites devem possuir para atrair o seu público-alvo: do design ao conteúdo escrito, passando pela implementação de funcionalidades especificas em sintonia com os interesses dos seus clientes e com as novas tendências estéticas!

 

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