Como criar uma title tag perfeita
O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é fascinante e gratificante. Não há nada como usar um conjunto de técnicas de marketing digital para tornar um site mais interessante para os motores de busca, trabalhar as palavras-chave para obter melhores posições nos resultados orgânicos e… criar e otimizar title tags de forma a melhor identificar e indexar as páginas! Uma tarefa de baixo esforço e alto impacto que encanta tanto o Google como os seus utilizadores. Saiba como a levar a cabo!
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No entanto, o título só aparece destacado se houver correspondência entre o termo pesquisado e o que consta na title tag de uma página.
Exemplo:
Repare na forma como chegou a este artigo... possivelmente procurou por “title tag” ou mesmo “como criar uma title tag”, não é verdade? E a Lusodados surgiu nos primeiros resultados da sua pesquisa de modo a facultar-lhe a informação desejada precisamente porque colocou essas expressões no seu título. Pelo contrário, se não tivesse escrito a title tag, o navegador provavelmente mostraria o nome do arquivo HTML, o que é aborrecido e inútil para um utilizador.
Ainda assim, os motores de pesquisa podem ajustar um título, e há quatro razões principais que levam a que isso aconteça:
- tem palavras-chave a mais;
- não corresponde à consulta de pesquisa;
- não corresponde à title tag porque existe uma listagem antiga da DMOZ (Open Directory Project) e ainda não se procedeu à substituição com a tag Robots NOODP;
- o Google preferiu usar um título alternativo, como meta tags para o Facebook ou Twitter.
Se desconhece estes conceitos e procedimentos, aceite a ajuda de profissionais de marketing digital!
Como criar uma title tag perfeita
Conheça o código da title tag
As title tags, ao contrário das outra tags, são obrigatórias e devem estar presentes em todo código HTML para que ele seja válido. Felizmente, o código da title tag é simples de perceber…
Exemplo:
Como criar uma title tag perfeita | Lusodados
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Respeite o tamanho ideal
Se não quer olhar para os resultados de pesquisa e ver o seu título cortado e com reticências no final, deve obedecer ao limite de caracteres. No caso do Google, não deve ultrapassar os 60 caracteres nem a largura de 600 pixels. Isto quer dizer que além de contar os caracteres, deve visualizar o espaço que ocupam porque alguns são mais largos que outros, particularmente se estiverem em maiúsculas.
Exemplo:
“MMM” é maior que “iii”. Se os caracteres não couberem nestas restrições, o sistema automático aplicará a redução e pode cortar palavras relevantes ou até alterar o sentido da title tag.
Crie títulos descritivos
Pense em títulos que realmente ajudem a descrever o que o visitante vai encontrar na página, usando as palavras-chave mais relevantes sem ultrapassar os 60 caracteres. Seja consistente, não fuja ao respetivo conteúdo nem recorra a ideias pouco interessantes como “nova página” ou “página de produto”, entre outros exemplos em que nenhum utilizador vai clicar!
Exemplo:
O título desta página é “Como criar uma title tag perfeita | Lusodados”. Mas se, ao invés, tivéssemos recorrido ao chamado keyword stuffing, de modo a conseguirmos incluir o maior número de palavras-chave possível, teríamos criado qualquer coisa como: “Os melhores serviços de marketing digital | marketing online | marketing digital serviços | serviços completos de marketing digital” e estaríamos a escrever não para pessoas, mas para motores de busca. E mesmo os últimos desvalorizariam o nosso esforço porque entendem as variações de palavras-chave desnecessárias.
Insira a palavra-chave à esquerda
Para chamar a atenção dos utilizadores e gozar de maior impacto nas classificações dos motores de busca, deve inserir a palavra-chave principal o mais próximo possível do início do título. Com a vantagem de que, caso os mecanismos de pesquisa cortem um título, a parte mais importante não desaparece!
Divida corretamente um título
Se quiser colocar vários temas ou aspetos diferentes na title tag, deve dividi-los da seguinte forma: com «|» ou «—« ou «>».
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Evite títulos duplicados
Não crie mais de uma página com o mesmo título porque o facto de ter títulos exclusivos mostra ao Google - e aos outros motores de busca - que o seu site trabalha com conteúdos únicos, além de impulsionar taxas de cliques mais altas. Se, pelo contrário, duplicar títulos, o Google poderá penalizar o posicionamento das suas páginas. No entanto, pode usar o nome da sua marca ou empresa em todas as title tag, desde que mude o conteúdo. Inclusive isso pode ajudá-lo a manter um padrão.
Exemplo:
Marketing digital | Lusodados
Criação de sites | Lusodados
Design gráfico | Lusodados
Conheça Mais Sobre SEO | Lusodados
Repita a title tag no headline 1
Se colocar as mesmas palavras-chave no título e no título principal do texto ou headline 1, os motores de busca percebem que há coerência e relevância para esse termo e isso garante uma maior otimização, ou seja, quando essa expressão for pesquisada, a página terá maiores probabilidades de aparecer destacada, por um lado e, por outro, o utilizador vai ter a certeza que chegou onde queria e que o seu site oferece o que precisa.
Mantenha o foco no utilizador
Deve escolher sempre palavras ou expressões que, à partida, coincidam com o termo ou termos que o utilizador usará na pesquisa. Não se pode esquecer que o trabalho SEO é importante, sim, mas a sua principal missão é atrair visitantes ao site e a title tag é muitas vezes a primeira interação de um lead com um negócio.
Evite title tags geradas automaticamente
Alguns CMS (Content Management System) como o Wordpress criam a title tag automaticamente. Isso é bom para amadores que ainda não compreenderam a importância deste elemento SEO, mas para todos os outros é ruim porque o sucesso de um site está nos detalhes, pelo que é sempre conveniente otimizar o título gerado automaticamente.
E agora que já sabe da importância das title tags, comece a criar títulos perfeitos para as páginas do seu site ou… peça-nos ajuda, pois teremos todo o gosto em fazê-lo por si!
Se gostou deste artigo, sugerimos que leia também as nossas 5 Dicas simples de SEO para pequenos negócios.
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