Google Ads versus SEO

Quer com anúncios pagos em Google Ads, quer com otimização de conteúdos em SEO, amplia a notoriedade da sua empresa e chega a novos clientes, mas antes de escolher a melhor forma de alcançar os seus objetivos de marketing digital, convém conhecer as principais diferenças entre estas duas ferramentas SEM (Search Engine Marketing), combinado?
O que é Google Ads?
É a maior ferramenta de links patrocinados para alcançar o sucesso online e gerar grandes receitas para a sua empresa! Uma plataforma de anúncios do Google onde pode controlar o orçamento, pagando por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado ao vasto leque de técnicas para otimizar conteúdos de páginas web, de maneira a que sejam posicionados nos melhores lugares dos resultados de pesquisa dos motores de busca.
Google Ads versus SEO | Quais são as principais diferenças?
A melhor forma de distinguir Google Ads e SEO, é pelo tipo de tráfego: enquanto que a primeira ferramenta de marketing digital trabalha o tráfego pago para o seu site, aumentando de imediato o interesse pelos seus produtos, a segunda fomenta o tráfego orgânico através de conteúdos relevantes e otimizados para motores de busca… mas existem outras diferenças!
Alcance
O Google Ads só atinge as plataformas Google e os respetivos parceiros, enquanto que o SEO tem mais alcance, porque atinge todos os mecanismos de pesquisa.
Palavras-chave
Se o conteúdo ou anúncio tiver as palavras-chave mais relevantes para o negócio, consegue atrair mais leads e gerar mais conversões. Assim é com as duas ferramentas, mas em Google Ads deve preferir grupos de anúncios com várias palavras-chave para aumentar o alcance e em SEO, concentrar-se em poucas palavras-chave, mas mais relevantes.
Resultados
Os resultados dos anúncios pagos são mais rápidos, enquanto que os resultados SEO só são visíveis a médio/longo prazo.
Investimento
Os links patrocinados têm um custo por campanha, embora possa definir um orçamento diário. A otimização SEO tem despesas inferiores: pode ter de contratar um copywriter, mas não tem de pagar para colocar a estratégia em movimento
Monitorização
A monitorização, nomeadamente para verificar o ROI (retorno sob o investimento), é quase que instantânea em Ads, ao passo que em SEO é mais demorada porque há muitas variáveis a analisar.
Google Ads versus SEO | Qual a melhor ferramenta de marketing digital?
Ambas permitem alcançar excelentes resultados e por isso devem ser utilizadas em conjunto para tornar as suas páginas web mais relevantes para os motores de busca, para melhorar a notoriedade online e, claro, para aumentar as vendas! Ainda assim, se o seu budget de marketing digital só permite investir numa estratégia, utilize os anúncios pagos para resultados rápidos e vendas e SEO para resultados a longo prazo que consolidem a sua empresa no mercado de atuação e gerem um fluxo constante de tráfego orgânico.
A nossa agência de marketing digital está preparada para desenvolver as suas campanhas de anúncios pagos e os seus conteúdos otimizados com SEO. Contacte-nos!
