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CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA - LUSODADOS LDA

INTRODUÇÃO

A Lusodados é uma empresa com a constante ambição de crescimento. Queremos crescer para melhorar as vidas dos nossos clientes, dos nossos colaboradores e da sociedade em que nos inserimos. O crescimento é essencial para criar mais emprego, gerar mais riqueza, possibilitar mais investimento e chegar a mais clientes em mais geografias. No entanto, só estaremos a cumprir a nossa missão, se esse crescimento for sustentável e se os nossos comportamentos refletirem os nossos valores.

O nosso comportamento traduz-se na soma das ações de cada um de nós e são essas ações individuais que permitirão à Lusodados alcançar o seu propósito. A nossa honestidade e integridade estão dependentes de decisões individuais acertadas no dia-a-dia, independentemente das condições de pressão de trabalho que possam existir.

A Lusodados valoriza muito a ação, a proatividade e a antecipação das necessidades dos clientes, sem, no entanto, menosprezar que cada tomada de decisão deve ser precedida por uma reflexão ética, ou de integridade.

O nosso princípio é, pois, o de que nenhum motivo deve por em causa o nosso compromisso com a ética ou integridade, seja a ansiedade de conseguir atingir os resultados, o instinto competitivo, a ambição pessoal ou mesmo uma ordem direta de um superior. A verdade é que não pode existir um conflito ético entre um desempenho excelente e o respeito pelos elevados padrões que se pretendem manter.

Esperamos um compromisso sério com este “Código de Ética e de Conduta”, através da dedicada adoção dos princípios que aqui se enunciam.

A Lusodados é uma empresa que funciona com base na confiança. Confiança nos nossos clientes, nos nossos parceiros e, sobretudo, nas pessoas que integram a equipe. Confiamos que cada um de nós saberá, não só adotar como defender os valores e princípios do “Código de Ética e de Conduta” da Lusodados.

 

RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

Todos os colaboradores e órgãos sociais da Lusodados, independentemente do nível hierárquico, devem ter como foco principal das suas ações o desenvolvimento de uma relação de empatia e confiança com os consumidores, alicerçada na melhor proposta de valor, de forma a assegurar a satisfação dos nossos Clientes e ir de encontro ao que pretendem do serviço, em especial no que diz respeito à qualidade e rapidez de execução.

 

No contacto com os clientes é necessário que os colaboradores desempenhem as suas atividades em coerência com os compromissos assumidos pela Lusodados, procurando:

 

COLABORADORES

As normas constantes do presente “Código de Ética e de Conduta” devem ser aceites, compreendidas e praticadas por todos os colaboradores, sem exceção, onde quer que estes desenvolvam a sua atividade, e independentemente da sua posição hierárquica ou das suas funções e responsabilidades específicas.

 

Desenvolvimento Pessoal e Progressão Profissional:

A Lusodados atribui um elevado valor ao desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, promovendo, sempre que possível, a sua adequada formação como elemento potenciador do seu melhor desempenho e motivação. As políticas de seleção, remuneração e progressão profissional adotadas, orientam-se por critérios de mérito e desempenho, bem como pelas práticas de referência de mercado.

 

Tutela de Direitos:

A Lusodados observa os princípios e valores constantes da legislação nacional e internacional em matéria de direitos humanos e sociais. Não são admitidos comportamentos discriminatórios em razão do sexo, raça, etnia, convicção religiosa, filiação partidária, ou outra, sendo promovida a igualdade de oportunidades, assegurada a integridade e dignidade no local de trabalho.

 

Suborno ou Corrupção:

A Lusodados condena quaisquer atos em que se ofereçam ou aceitem compensações ou benefícios que influenciem o comportamento alheio no sentido de obter vantagens para si ou para a empresa.

 

Criação de Valor:

A Lusodados conduz os seus negócios com uma visão de criação de valor de longo prazo, respeitando os princípios de sustentabilidade e de responsabilidade social corporativa e ambiental.

 

NORMAS DE CONDUTA DOS COLABORADORES

Dever de Formação:

Os colaboradores assumem o compromisso de atualizar os seus conhecimentos e competências, frequentando as oportunidades de formação colocadas à sua disposição e recomendadas pela empresa.

 

Inovação e Iniciativa:

Para se atingir os objetivos coletivos, deverá ser usada uma atitude individual comprometida e proativa, implementando soluções inovadoras que suplantem o valor criado pela aplicação de soluções tradicionais. Assim, os colaboradores deverão assumir o compromisso de adotarem uma postura pró-ativa e autodidata, compreendendo que essa postura é fundamental para se manterem atualizados nos constantes e rápidos avanços das tecnologias do mundo digital.

 

Relacionamento Interpessoal:

A relação entre todos os colaboradores e órgãos sociais deve pautar-se pelo respeito mútuo, lealdade, cooperação, honestidade e clareza de comunicação, na procura conjunta da excelência do resultado coletivo.

 

Integridade e Lealdade:

Aos colaboradores e órgãos sociais é vedado o uso da sua qualidade ou da sua posição hierárquica, bem como da imagem, do nome ou da marca Lusodados, para proveito pessoal, dos seus familiares ou de quaisquer terceiros. No exercício das suas funções e no relacionamento interno e externo, os colaboradores e órgãos sociais deverão adotar um comportamento idóneo e digno, salvaguardando a boa imagem da Lusodados.

Os colaboradores não devem, no decurso da sua relação com a Lusodados, fazer anúncio público, declaração ou comentário, relativos às suas relações contratuais ou outras, ou a quaisquer diferenças de opinião que porventura existam relativamente à sua prestação de trabalho, entre si e a Lusodados e/ou seus órgãos sociais ou restantes colaboradores, excepto se tal for requerido por Lei ou mediante autorização da Lusodados, mantendo-se a presente restrição após a sua relação com a Lusodados, independentemente da causa da sua cessação e sem limitação de tempo.

Os colaboradores da Lusodados deverão aplicar estas normas com especial atenção no seu relacionamento online, referindo-se sempre à empresa com respeito, lealdade, bom senso e em consonância com os alinhamentos gerais do presente “Código de Ética e de Conduta”.

 

Responsabilidade:

Os colaboradores e órgãos sociais deverão exercer as suas funções de forma responsável e profissional, protegendo os bens da sociedade através de uma utilização sensata e racional dos recursos.

 

Confidencialidade:

Os Colaboradores e órgãos sociais estão obrigados a proteger a confidencialidade da informação a que têm acesso no exercício das suas funções, não a podendo utilizar para obter vantagens para si ou para terceiros.

 

Informação Privilegiada e Abuso de Informação:

Os colaboradores e órgãos sociais que têm acesso a informação privilegiada, a qualquer título, estão expressamente proibidos de a transmitir, de a utilizar ou de facilitar a sua utilização por terceiros.

 

Sustentabilidade:

A sustentabilidade é encarada como sendo uma responsabilidade partilhada por todos os colaboradores.

 

Conflito de Interesses:

Os colaboradores e órgãos sociais não devem intervir em processos de decisão que envolvam, direta ou indiretamente, organizações com as quais colaborem ou tenham colaborado ou pessoas com quem estejam ou tenham estado ligados por laços de parentesco ou amizade. Na impossibilidade de se absterem de intervir nos processos suprarreferidos, todos os colaboradores deverão informar o respetivo superior hierárquico sobre a existência dessas ligações.

 

Não Concorrência:

Os colaboradores e órgãos sociais não se podem envolver em atividades que concorram com as desenvolvidas pela Lusodados ou suas subsidiárias.

Os colaboradores devem ainda abster-se de participar ou de exercer funções em outras empresas ou organizações nas quais a atividade a desenvolver possa entrar em conflito com o cumprimento das suas funções na Lusodados ou cujos fins possam ser contrários aos da Lusodados.

 

BRINDES E OFERTAS COMERCIAIS

A Lusodados não encoraja a prática de dádiva ou recebimento de brindes e ofertas comerciais. Os colaboradores e órgãos sociais não devem aceitar, para benefício próprio, bens, serviços ou quaisquer vantagens, com um valor individual superior a 100€ (incluindo presentes de natal), de clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou de qualquer outra entidade individual ou coletiva que tenha, tenha tido ou pretenda ter relações comerciais com a Lusodados.

 

A restrição anterior não se aplica às ofertas ou pagamentos de bens ou serviços, tais como viagens, refeições, alojamentos ou espetáculos, que sejam atribuídos por terceiros ao colaborador por causa do exercício do seu cargo, no âmbito das suas funções de representação e no interesse da Lusodados.

 

As exceções acima descritas devem ser previamente comunicadas ao superior hierárquico, e obterem a sua concordância.

A oferta de bens ou serviços a qualquer entidade externa, realizada por um colaborador da Lusodados, só é admissível desde que, cumulativamente, seja efetuada em nome da empresa, esteja relacionada com a sua atividade e corresponda aos usos ou às práticas habituais do setor, devendo ser previamente aprovada pelo respetivo superior hierárquico.

 

É proibida a oferta ou receção, em qualquer circunstância e independentemente do valor, de dinheiro, cheques e outros bens sujeitos a restrições legais.

 

PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO

O património da Lusodados é para uso exclusivamente profissional, e para o desempenho das funções atribuídas no âmbito dos serviços da empresa, sendo proibida a sua utilização para benefício próprio ou de outros.

 

Compete a todos os colaboradores da Lusodados assegurar a proteção e conservação do património físico, financeiro e intelectual da empresa, devendo os recursos ser usados de forma eficiente.

 

Os colaboradores devem ter um comportamento de acordo com as normas de segurança, que previna a ocorrência de sinistros e não ponha em risco os ativos da empresa. Os colaboradores devem cuidar dos recursos financeiros da empresa com grande diligência, protegendo-os de perda, roubo ou uso indevido.

 

Os colaboradores não podem obter vantagens, para si ou para terceiros, pelo uso do “saber fazer” e da informação relativa aos negócios da Lusodados.

 

Não é permitida a venda de ativos imobilizados da Lusodados a colaboradores da empresa. As exceções deverão ser aprovadas, e expressas por escrito, pela direção.

 

AUTORIDADES PÚBLICAS

Cooperação e Independência:

A Lusodados tem uma atitude cooperante com autoridades públicas e comunidades locais, pautada por regras de transparência e independência, com inteira disponibilidade e abertura para o melhoramento da envolvente legal dos seus negócios.

 

A Lusodados tem uma postura de independência face às instituições públicas e aos partidos políticos, sem prejuízo das relações de natureza profissional. Não financia, em qualquer circunstância, partidos políticos ou organizações cuja missão seja essencialmente política.

 

Respeito/Cumprimento das Obrigações:

É estritamente observada a legislação nacional e internacional em vigor aplicável, nas geografias em que exerça a atividade, e são cumpridas todas as suas obrigações de origem legal ou contratual.

 

Toda a informação solicitada e exigível nos termos da lei será prestada às entidades públicas e de supervisão, de forma rigorosa, adequada e atempada.

 

CONCORRENTES E FORNECEDORES

A Lusodados respeita as regras legais e critérios de mercado, promovendo uma concorrência leal e saudável. O relacionamento com os concorrentes e fornecedores deve sempre obedecer a regras de cordialidade e respeito mútuo.

 

DIVULGAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O presente Código é divulgado no site da Lusodados, em https://www.lusodados.pt/pt/termos-condicoes/codigo-de-etica-e-conduta/, e nos locais físicos onde a empresa desempenha serviços, bem como através de outros meios internos.

 

No momento da formalização do contrato de trabalho, ou na sua integração em estágio, cada colaborador deverá assinar uma declaração atestando ter conhecimento do deste “Código de Ética e Conduta” e o compromisso individual com o seu cumprimento.

 

Qualquer dúvida relacionada com a interpretação ou aplicação deste Código deve ser reportada à direção da empresa, através do e-mail info@lusodados.pt.

 

 

 

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