Black Hat SEO, não meta o chapéu!

 Black Hat SEO

 

É verdade que com o chamado Black Hat SEO o seu site consegue aparecer no topo dos resultados de pesquisa e consequentemente conquistar mais visitas orgânicas… mas só durante algum tempo! O Google (esperto como tudo) acaba sempre por detetar a tentativa de manipulação e baixar drasticamente a classificação. E isso na melhor das hipóteses, pois técnicas antiéticas podem levar o seu site a ser banido da lista de resultados apresentados aos utilizadores. Não arrisque!

 

Black Hat SEO | O que é isso?

É uma forma de ludibriar os motores de busca, como o Google, levando-os a colocarem uma ou mais páginas, de forma rápida e fácil, no topo dos resultados de pesquisa, através de técnicas agressivas e pouco éticas de otimização SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas são designadas de Black Hat SEO em memória dos filmes de cowboys em que os maus da fita usam sempre um chapéu preto na cabeça.

 

Black Hat SEO | Pode prejudicar a imagem da minha empresa?

Claro que sim! Essa forma de manipular motores de busca para melhorar posições nos resultados de pesquisa, além de antiética, é punível e por isso acaba sempre por prejudicar o ranqueamento e, por consequência, a imagem de uma empresa junto do público-alvo.

 

Black Hat SEO | Quais as principais estratégias? 

As principais estratégias para fazer Black Hat SEO, mas que acabam sempre (avisamo-lo já!) por serem detetadas pelo Google, são:

 

  • Keyword stuffing

    Keyword stuffing ou utilização excessiva de palavras-chave numa página web é uma das principais estratégias de Black Hat SEO para assegurar a relevância de uma página e, consequentemente, as melhores posições nos resultados de pesquisa mostrados aos utilizadores. Porém, o Google deteta essas tentativas de fraude e penaliza os sites em causa.

 

  • Conteúdo duplicado

    Conteúdo duplicado (com ou sem intenção de manipulação) é outra estratégia SEO punida pelos motores de busca, quando detetam que certa página exibe um mesmo conteúdo que outra página (seja interna ou externa). Neste caso, o Google costuma priorizar o conteúdo que foi publicado primeiro, desprezando o outro.

 

  • Conteúdo oculto

    Conteúdo oculto é aquele que consta de uma página web, mas não é visível para os utilizadores. Está lá para melhorar o ranqueamento de forma pouco ética: texto na mesma cor do fundo do site ou texto em tamanho de fonte zero, por exemplo. E sim, o Google também pune sites com conteúdo oculto, levando-os a descer muitas posições ou mesmo a desaparecer dos resultados de pesquisa.

 

  • Falsos redirecionamentos

    Falsos redirecionamentos que levam os utilizadores de forma automática de uma página (normalmente com relevância) para outra página totalmente diferente (normalmente sem relevância), também são punidos pelo Google.

 

Opte sempre por técnicas SEO e estratégias de marketing de conteúdo capazes de gerar excelentes resultados a médio e longo prazo, e assim garantir um excelente retorno do investimento.
Peça-nos uma proposta sem compromisso para colocar o site da sua empresa no topo do Google!

 

 

 

Veja mais artigos do nosso blog...

Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.