Como usar hashtags corretamente

Como usar hashtags

 

Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está a tornar-se cada vez mais constante. Apesar de terem surgido e se popularizado no Twitter, hoje é utilizada em praticamente todas as redes sociais, principalmente no Instagram.

 

Inicialmente, as hashtags eram apenas uma forma de classificar assuntos no Twitter e encontrar mais facilmente quem falava do mesmo tema. Atualmente, até mesmo as empresas colocam as hashtags nos seus posts. Mas sabia que o uso das hashtags tem uma função? As hashtags são uma estratégia inteligente para fazer com que o seu conteúdo impacte mais pessoas. Muitas pessoas já viram e chegaram mesmo a utilizar, porém não entendem a sua função principal. Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, siga com a leitura deste artigo!

 

O que são hashtags?

A Hashtag é usada nas redes sociais com o objetivo de direcionar o utilizador para uma página com publicações sobre o mesmo tópico. É muito usada no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok. Cada hashtag criada é transformada num hiperlink que direcionará a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com a hashtag específica.

 

Além de indicar posts que falam sobre o mesmo assunto, o uso de hashtags também influencia na atuação dos algoritmos das redes sociais, que espalham esses posts dentro de um universo de possíveis interessados. Então, podemos dizer que as hashtags funcionam como uma maneira simples e rápida de categorizar posts e permitem que os conteúdos sejam apresentados para os utilizadores certos.

 

Por exemplo, se estiver interessado em saber o que as pessoas estão a comentar sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, poderá facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que quer pesquisar nas redes sociais. Deste modo, descobrirá o que as pessoas estão a comentar a respeito desse tema. Conseguimos perceber assim que as hashtags têm uma grande importância dentro do marketing de conteúdo.

 

Como usar hashtags corretamente

É preciso usar as hastags com sabedoria. Existem muitos utilizadores a usá-las aleatoriamente e sem critério algum. Para usar hashtags de forma inteligente, precisa não só saber quais são as hashtags mais procuradas na rede, mas também as ideiais para o seu negócio e para o seu nicho. Com isto, separamos para si algumas dicas de como usar e tirar proveito das melhores hashtags para o seu negócio:

 

1- Pesquise que hashtags se relacionam ao seu conteúdo

Antes de começar a utilizá-las no seu negócio, terá que fazer uma boa pesquisa. Liste palavras que tenham a ver com o seu produto ou serviço. Em seguida, pesquise nas redes sociais por elas com a hashtag.

2- Veja a concorrência

Sabe que hashtags os seus concorrentes estão a utilizar? Eles têm obtido retorno com gostos e comentários? Fique atento às hashtags relacionadas com a sua persona e quais  pode adicionar nas suas redes sociais.

3- Aposte mais em hashtags específicas

Hashtags muito genéricas como, por exemplo, #amor e #viagem, até podem ser utilizadas, mas se for pesquisar por elas verá que existem milhões de publicações e a chance de a sua se destacar é muito pequena. A nossa dica é pensar em algo um pouco mais específico, que esteja ligado ao seu negócio e que facilite as pessoas encontrá-lo!

4- Use as que têm a ver com o seu post

Não utilize apenas as hashtags mais usadas nas redes sociais. Tudo o que escrever numa legenda precisa de ter a ver com o conteúdo do seu post! Por mais que a hashtag esteja "em alta", se não se relacionar com o post, raramente alguém chegará ao seu negócio.

5- Não escrever demasiadas palavras 

Dificilmente alguém chegará até ao perfil do seu negócio pesquisando uma hashtag demasiado grande. Por isso, seja objetivo, use o bom senso e foque-se sempre no que é essencial!

6- Pesquise antes de publicar

Agora que já sabe o que é uma hashtag e como usá-la nas suas publicações, também poderá pesquisar pelas hashtags mais usadas!

 

Conclusão

Entendemos que o uso adequado e coerente pode fazer o seu negócio ganhar mais visibilidade dentro da rede e atrair mais pessoas realmente interessadas naquilo que oferece. Usar as hashtags de forma correta leva tempo e dedicação. Não deixe de pesquisar sobre as que são mais utilizadas e que têm mais a ver com o seu negócio. Comece a usá-las, faça testes e vá aprimorando cada vez mais as suas estratégias na produção de conteúdo, aliadas ao uso das famosas hashtags

 

 

Para uma ajuda especializada, contacte agora a Lusodados e peça o seu orçamento grátis!

 

 

 

Veja mais artigos do nosso blog...

Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.