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Percurso de um lead: de desconhecido a cliente fiel

 Percurso de um lead de desconhecido a cliente fiel

 

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1, 2, 3, 4! Existem pelo menos 4 etapas no percurso de um lead que precisa de conhecer, acompanhar e respeitar, pois o processo de compra raramente é instantâneo: primeiro o consumidor sente uma necessidade. Depois reconhece que determinado produto pode satisfazê-la. E por fim, decide comprá-lo. Mas a jornada só tem um final feliz se a sua empresa estiver a publicar conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas. Caso contrário, não consegue transformar leads em clientes!

 

O que é o percurso de um lead?

Antes de lhe dizermos o que é o percurso de um lead, vale a pena recordar que lead significa potencial cliente, ou seja, uma pessoa que de alguma forma revelou interesse pela sua marca, produto ou serviço: pediu um orçamento, preencheu um formulário, inscreveu-se para receber uma newsletter, etc.
Ora, precisamente por ter demonstrado interesse, esse lead deve ser acompanhado durante o seu percurso e guiado em direção à compra ao longo das diferentes etapas do chamado funil de vendas:

 

  • 1ª Etapa do percurso de um lead | Aprendizagem e descoberta

    No topo do funil de vendas, deve concentrar-se em atrair utilizadores para o seu site ou loja virtual. Por exemplo: se tem uma florista online pode produzir conteúdo de qualidade mais generalista para mostrar a sua reputação no setor e gerar interesse, sem citar os seus serviços diretamente, nomeadamente artigos sobre diferentes tipos de coroas para funeral ou sobre as melhores flores para oferecer no inverno ou Dia dos Namorados, entre outros temas.

 

  • 2ª Etapa do percurso de um lead | Reconhecimento do problema

    No meio do funil de vendas, deve preparar-se para transformar os visitantes do seu site ou loja virtual em leads. Por exemplo: se tem uma escola de culinária, pode fazer campanhas de Google Ads ou elaborar conteúdos otimizados com SEO para a palavra-chave “aulas de culinária”. Assim, coloca a sua escola nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google e leva os utilizadores a clicar nos seus links, ou seja, a aceder a artigos que lhes despertem o desejo de compra, nomeadamente conteúdos como: “dicas para se tornar num chef de cozinha” ou “sugestões para refeições rápidas e saborosas”, etc.

 

  • 3ª Etapa do percurso de um lead | Decisão de compra

    No fundo do funil de vendas, tem mesmo de transformar o lead em cliente. Por exemplo: se tem um e-commerce de produtos dietéticos e já encetou uma relação de confiança com os utilizadores e consolidou-se como uma referência nas etapas anteriores, é uma questão de oferecer conteúdos informativos diretamente relacionados com os seus produtos. Neste caso falando dos seus benefícios e mostrando testemunhos reais de outros clientes.

 

  • 4ª Etapa do percurso de um lead | Fidelização

    No fundo, mas mesmo no fundo do funil de vendas, você já está satisfeito por ter vendido o seu produto ou serviço, mas não pode baixar os braços! É hora de fidelizar o cliente, continuando a trabalhar o marketing de conteúdo (entre outras ações de marketing digital) para que ele volte a escolher a sua empresa.


Como vê, o percurso de um lead é um processo de amadurecimento da decisão de compra pelo qual um consumidor precisa de passar ao longo da sua jornada dentro do funil de vendas. Um processo que a sua empresa pode e deve conduzir em benefício próprio através de conteúdos relevantes… que a Lusodados poderá criar!

 

 

 

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