Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Tráfego orgânico ou tráfego pago?

Afinal, qual é a melhor forma de atrair visitantes até ao seu site ou loja ondline? Através de tráfego orgânico ou tráfego pago? Bom, ambos têm por objetivo colocar determinadas páginas web nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa e assim ganhar mais cliques e, por consequência, mais leads e mais conversões… Porém, existem algumas diferenças, além dos valores de investimento, que convém conhecer antes de tomar uma decisão!

 

Tráfego orgânico ou tráfego pago? Qual a diferença?

Por tráfego orgânico entende-se o número de visitantes que de forma natural, chegam a determinado site ou página web, após terem clicado num link que surgiu nos resultados de pesquisas do Google, por exemplo. Por outras palavras, tráfego orgânico é quando um visitante entra no seu site, após ter escrito num motor de pesquisa uma expressão que corresponde a uma palavra-chave que a sua empresa está a usar em estratégias de marketing de conteúdo para melhorar a visibilidade e reputação.

Em contrapartida, por tráfego pago entende-se o número de visitantes que entram em determinada página web, em consequência de um investimento direto por parte da empresa em Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Ou seja, nesta fonte de tráfego basta criar anúncios com palavras-chave especificas, pagar para aparecer no topo dos resultados de pesquisa e receber mais visitantes!

Em suma, embora tráfego orgânico e tráfego pago tenham o mesmo objetivo, que é ocupar as primeiras posições dos resultados de pesquisa para ganhar mais cliques, usam estratégias diferentes: o primeiro, aposta em marketing de conteúdo e técnicas SEO

para melhor ranquear as páginas; o segundo, compra espaço publicitário nos primeiros resultados de pesquisa, para chamar a atenção dos utilizadores.

 

Principais benefícios do tráfego orgânico

  • Baixo investimento.
  • Resultados bastante expressivos a médio/longo prazo:

    - A oferta de conteúdos relevantes permite a criação de uma relação próxima com o público-alvo, ao longo do tempo e em todas as fases do funil de vendas.

    - A divulgação de produtos ou serviços de forma natural aumenta a reputação e credibilidade da empresa, ao contrário dos links patrocinados.

  • Possibilidade de monitorizar com métricas de marketing digital, para maximizar os resultados.

Principais benefícios do tráfego pago

  • Chama a atenção.
  • Alcança mais utilizadores.
  • Chega a um público-alvo muito específico, graças às opções de segmentação.
  • Apresenta resultados expressivos de imediato.
  • Permite um acompanhamento do investimento em tempo real, com a possibilidade de se fazerem ajustes.

Tráfego orgânico ou tráfego pago? Em qual deve investir?

Grosso modo, se precisa de resultados expressivos de imediato e não tem uma equipa de marketing digital na sua empresa, capaz de desenvolver conteúdos relevantes de forma consistente, é melhor investir em tráfego pago. Mas se tem recursos materiais e humanos para atrair mais cliques por mais tempo e por menos dinheiro, invista em tráfego orgânico.

 

De qualquer modo, o ideal será combinar as duas fontes de tráfego, já que o tráfego pago serve para captar a atenção do utilizador, enquanto que o orgânico serve para ampliar o conhecimento a respeito da sua empresa e encaminhá-lo para a compra. Por exemplo, uma campanha Google Ads pode passar uma mensagem direta enquanto um artigo de blog pode explicar e explorar o tema dessa campanha.

 

Tráfego orgânico ou tráfego pago? Se ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de gerar tráfego para o seu site ou loja online, contacte a Lusodados!

 

Veja mais artigos do nosso blog...

Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.