Vídeo marketing: já anda a filmar ou nem por isso?
Com 78% dos utilizadores da Internet a verem vídeos online todas as semanas e 81% das empresas a usarem vídeo marketing nas suas estratégias (segundo dados da HubSpot), é natural que queira começar a aproveitar o formato preferido dos consumidores para promover a sua empresa. E faz muito bem, porque esta é a altura mais indicada. Sabe porquê? Porque as plataformas de streaming estão a crescer a olhos vistos e a permitir que qualquer negócio, independentemente do porte, possa fazer vídeos facilmente.
TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS
Não é caro, nem difícil nem moroso. Logo, não há nenhum motivo válido para a sua empresa não começar hoje mesmo a fazer vídeo marketing para despertar a curiosidade dos utilizadores. Seja através do entretenimento ou da passagem de informações relevantes sobre o seu negócio, com vídeo marketing vai conseguir gerar mais tráfego orgânico, mais taxas de conversão, mais interações com a sua audiência, mais hipóteses de partilhas de conteúdo e, claro, mais clientes!
O que é vídeo marketing?
Vídeo marketing é uma estratégia de marketing digital desenvolvida através de vídeos com o objetivo de captar a atenção dos utilizadores convertendo-os em leads e, mais tarde, em clientes.
Quais os principais tipos de vídeo marketing que pode usar na sua empresa?
- Institucional para mostrar a visão, missão, valores e cultura da sua empresa;
- Tutorial para ajudar os utilizadores a seguirem as várias etapas para fazer algo;
- Caso de sucesso para passar depoimentos positivos sobre a sua empresa;
- Análise para dar especificações técnicas sobre um produto;
- Unboxing para mostrar uma pessoa a desembrulhar o seu produto;
- Publicitário para divulgar e vender um produto/serviço;
- Educativo para ensinar algo ao seu público;
- Transmissão ao vivo para ganhar interações com vídeos em tempo real.
Como fazer vídeo marketing no seu negócio?
- A primeira etapa para fazer vídeo-marketing é definir os objetivos de cada vídeo, bem como os KPIs ou indicadores-chave de desempenho para medir as suas campanhas.
- De seguida, deve dedicar-se a um estudo de mercado para conhecer melhor a sua concorrência e o seu público-alvo, e identificar o diferencial do seu produto ou serviço na sua área de atuação.
- Depois, é começar a produzir conteúdos adequados a cada etapa do funil de vendas para atrair todos os potenciais consumidores.
- Quando as filmagens estiverem feitas e editadas é hora de as publicar em diferentes canais digitais (do agrado do seu público-alvo) como redes sociais, site, blog, etc.
- Por fim, deve monitorizar os resultados das suas ações de vídeo marketing de forma a conseguir recolher e avaliar dados sobre a performance das campanhas e ajustá-las, caso não tenham atingido os objetivos de marketing digital.
Efetivamente, nos tempos que correm o vídeo marketing é fundamental na atração, conversão e fidelização de clientes, mas pode dar-se o caso de não ter os recursos humanos e materiais necessário para executar este tipo de trabalhos e acompanhar este tipo de campanhas. Se assim for, contacte a Lusodados!
TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS
VEJA AS NOSSAS OUTRAS DICAS...