Aumentar o tráfego orgânico para o seu site… em 1, 2, 3!
O seu site não está a atrair muitos visitantes e os que atrai não se convertem em leads? Hum… talvez não esteja a otimizar para aumentar o tráfego orgânico, chamando a atenção dos utilizadores que estão a fazer as suas pesquisas livremente em motores de busca como o Google.
Pois bem, se sabe que tráfego orgânico é o conjunto de visitantes que o seu site recebe através de cliques espontâneos em motores de busca (por oposição ao tráfego pago/cliques em anúncios), está mais do que interessado em conhecer os 3 passos para aumentar o tráfego orgânico e levar mais utilizadores a encontrar a sua empresa na Internet naturalmente. E é sobre eles que vamos falar de seguida!
1º passo para aumentar o tráfego orgânico para o seu site
Produzir conteúdo de qualidade e otimizá-lo com SEO
O marketing de conteúdo é, genericamente, a resposta para aumentar o tráfego orgânico para um site, pelo que deve elaborar conteúdos relevantes relacionados direta ou indiretamente com o seu negócio e área de atividade, e que deem resposta aos “problemas” do seu público-alvo. E depois publicá-los no site, mas principalmente no blog da sua empresa! E para que os algoritmos do Google valorizem esses conteúdos, colocando-os nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa (repare que se estima que mais de 70% do tráfego orgânico vá para os 3 primeiros lugares), é necessário que os otimize com estratégias SEO (Search Engine Optimization) baseadas em palavras-chave, preenchimento de meta tags, inclusão de headlines, links e call-to-actions, entre outras técnicas.
2º passo para aumentar o tráfego orgânico para o seu site
Tornar o seu site responsivo e adaptado ao mobile
O Google valoriza sites de empresas que respeitam os utilizadores que fazem pesquisas através de smartphones e outros equipamentos com ecrãs de menores dimensões, e isso porque esses utilizadores já estão em larga maioria! Logo, para oferecer uma boa experiência de navegação, deve tornar o seu site responsivo, adaptando o layout ao tamanho do ecrã do equipamento que o visitante está a usar. Nunca é demais recordar-lhe que o Google privilegia sites mobile friendly e penaliza sites tradicionais que obrigam os visitantes a usar o zoom para verem os conteúdos.
3º passo para aumentar o tráfego orgânico para o seu site
Fazer o envio de e-mail marketing
E por fim, o terceiro conselho para melhorar o tráfego orgânico para o seu site: envio de e-mail marketing. Sim, leu bem! O e-mail marketing não entrou em desuso, pelo contrário! Continua a ser uma ferramenta fantástica para apresentar conteúdos diversos (mas sempre relevantes) a uma base de contactos que, supostamente, é constituída por pessoas interessadas no seu produto/serviço. Ora, com e-mail marketing é mais fácil levar o destinatário da mensagem a abrir, dar uma vista de olhos… e clicar num link que vai conduzir ao seu site! No fundo, trata-se de criar e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas no momento certo: aquele em que estão preparadas para uma ação, seja a leitura de um artigo de blog, seja a compra de um artigo numa loja online!
Além destes 3 passos, existem outras ações de marketing digital que poderemos explorar em conjunto - a Lusodados e a sua empresa - para potenciar o tráfego orgânico para o seu site. Peça-nos uma proposta sem compromisso!