A Importância de ter um Calendário Editorial

A produção de conteúdo é parte essencial de um plano de Marketing Digital eficiente. E o Calendário Editorial entra como parte da organização dessa estratégia. Trabalhar com Marketing Digital, principalmente Marketing de Conteúdo, é uma excelente maneira de ampliar a visibilidade online da sua empresa. E dentro dessa estratégia, a publicação de conteúdos com base num calendário editorial têm relação direta com o aumento de diversas métricas importantes, como por exemplo:
- Tráfego do site;
- Número de sessões;
- Volume de Leads;
- Taxas de conversão.
Para alcançar sucesso na estratégia, é preciso ter um bom planeamento, e isso inclui a definição de objetivos e métricas. E todas essas informações são valiosas para a construção do calendário editorial.
O que é o Calendário Editorial?
O calendário editorial é um documento que inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Nele ficam registadas informações como:
- Datas de publicação;
- Responsáveis pela publicação;
- Palavras-chave que serão utilizadas no texto;
- Status das publicações (se foram redigidas/aprovadas/agendadas /publicadas);
- Datas de promoção em redes sociais;
- Os temas e formatos de cada um dos conteúdos.
Quais as vantagens de usar um calendário editorial?
O calendário editorial é um dos principais componentes de uma estratégia documentada de Marketing de Conteúdo e, por isso, é essencial para o sucesso de um blog.
Assim, o uso desta ferramenta representa inúmeras vantagens como:
1 – Melhor organização e planeamento
O calendário editorial permite que os temas dos conteúdos, além das datas de produção e de publicação sejam planeados com muito mais antecedência. Assim, a partir dele fica muito mais fácil verificar se os processos estão em dia. Isso melhora o cumprimento dos prazos e a ocorrência de atrasos torna-se bem menor em todas as etapas da estratégia. Deste modo, o calendário editorial também ajuda na manutenção de uma boa frequência de publicação e evita surpresas de última hora, como a falta de um conteúdo pronto para divulgação. Outro ponto positivo desta ferramenta é a organização das tarefas de cada membro da equipa de Marketing.
2 - Evita repetições de textos e palavras-chave já publicadas
Muito comum nos blogs corporativos quando se ganha um grande volume de publicações é ter o que chamamos de conteúdo duplicado. O conteúdo duplicado ocorre quando temos duas ou mais páginas que falam sobre o mesmo tema, sobretudo tendo a mesma palavra-chave principal no texto. Isto não seria problema se o Google não penalizasse o conteúdo duplicado. Qualquer profissional de marketing que lide com SEO sabe que ter duas ou mais páginas com a mesma palavra-chave no seu site prejudica bastante. De forma simplificada, o Google divide o “peso” que dá para cada uma das páginas e isso impacta na relevância delas e, consequentemente, no ranking do Google. Desta forma, num calendário editorial todas as publicações bem como as palavras-chave utilizadas ficam registadas e poderão ser facilmente consultadas se já foram utilizadas no passado.
3 - Produzir conteúdo relevante para cada tipo de Persona
Outra importante função do calendário editorial é fazer com que possa se produzir conteúdo relevante (e de maneira equilibrada) para cada persona que a empresa decidiu trabalhar. Sem esse controlo do calendário editorial é comum que se perca em tantas publicações, não controlando o volume de publicações direcionadas a cada persona.
4 - Papel de gerador de ideias
Já produziu muitos conteúdos e não tem mais ideias de temas para abordar? Uma boa maneira de resolver isso é através do uso do calendário editorial. O planeamento prévio dos seus conteúdos pode ajudá-lo a ser ainda mais criativo e até funcionar como um gerador de ideias para a sua estratégia, fornecendo insights de:
- Conteúdos que podem ser reutilizados noutros formatos: esta é uma ótima forma de diversificar os seus materiais;
- Conteúdos mais antigos que podem ser atualizados e melhorados.
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