Como criar formulários em sites?
Não é com uma cana de pesca que consegue mais leads para a sua empresa! Há formas mais rápidas de pescar novos contactos, e os formulários em sites são uma delas, com provas dadas no que toca a eficiência na captação da atenção de consumidores que, apesar de neste momento não estarem a pensar comprar o seu produto ou serviço, acabarão a seu tempo por se converterem em clientes… e mais tarde em clientes fiéis!
Formulários em sites? O que é isso?
Formulários em sites são documentos digitais cujo objetivo é serem preenchidos pelos utilizadores com os seus dados pessoais, para depois serem recolhidos e analisados pela equipa de marketing digital de uma empresa, com a finalidade de obtenção de leads. Por exemplo: “preencha este formulário e receba grátis o nosso ebook sobre marketing digital para PMEs!”
Qual a importância dos formulários em sites?
Os formulários em sites são importantes para uma empresa captar leads, construir uma base de dados sólida, atrair potenciais consumidores e até definir a sua persona ou cliente-tipo. Por isso, os formulários acabam por coadjuvar no aumento das vendas, já que fazem um encaminhamento célere e eficaz dos dados obtidos para o departamento de marketing ajustar ou melhorar as suas ações, e para o departamento comercial encetar o processo de venda!
Como criar formulários em sites?
Basicamente, deve seguir 6 etapas para criar formulários capazes de gerar leads, são elas…
1ª Etapa | Definição de objetivos
O primeiro passo a dar vai no sentido de definir o objetivo do formulário e é ele que vai dar suporte às outras etapas do processo de criação de formulários.
2ª Etapa | Definição da informação a recolher
De seguida, deve escolher a informação que pretende recolher. Em alguns casos, o e-mail do utilizador é suficiente, mas noutros é necessário aceder a mais dados pessoais, como nome e número de telefone ou até situação financeira, no caso de uma simulação de crédito, por exemplo.
3ª Etapa | Contextualização do formulário
Na elaboração de um formulário, tenha em conta não só o objetivo e tipo de informação que pretende, mas também a contextualização (num texto curto e claro) para que os leitores percebam do que se trata: download de um ebook ou newsletter, simulação de um valor a pagar, marcação de uma consulta online, pedido de informação, orçamento, etc.
4ª Etapa | Inclusão de perguntas
Dependendo do objetivo do formulário, dê preferência a perguntas de escolha múltipla em que há mais do que uma resposta possível, a perguntas de resposta única que exigem uma só resposta, ou a perguntas em escala que servem para avaliar o grau de satisfação da pessoa ou avaliar a sua opinião sobre um produto/serviço.
5ª Etapa | Testes
Teste o seu formulário em diferentes dispositivos e sistemas operativos antes de o colocar online.
6ª Etapa | Respostas
E a última etapa, após a receção dos formulários preenchidos pelos utilizadores, é responder! Agradecendo e aproveitando a oportunidade para encetar uma relação positiva e duradoura com os seus leads!
Agora que percebeu a importância dos formulários em sites para a captação de novos leads, não hesite em implementar este recurso no site da sua empresa! Peça-nos um orçamento, sem compromisso!