Como tirar partido do Google My Business
Com as pesquisas por voz com expressões como “perto de mim” a aumentarem exponencialmente, é natural que esteja à procura de dicas para tirar partido do Google My Business, e permitir que o motor de busca tenha onde retirar dados para apresentar aos utilizadores que estão a pesquisar pelo seu produto ou serviço numa determinada zona.
1. Como tirar partido do Google My Business| Criar uma página com o máximo de informação possível
Depois de criar uma conta no Google My Business - um recurso gratuito do Google - pode começar a colocar informação na página. Mas uma morada e um número de telefone não são suficientes para conquistar mais clientes! Deve editar todos os dados do seu negócio:
- Nome da empresa;
- Morada;
- Número de telefone;
- E-mail;
- Endereço do site;
- Horário de funcionamento;
- Categoria do negócio (pode escolher mais do que uma opção);
- Introdução do negócio (texto claro sobre a sua missão e diferencial face à concorrência, com as palavras-chave da sua empresa);
- Fotografias (imagens legendadas e de qualidade sobre a sua marca, loja, equipa, produtos, etc.).
Precisando de ajuda para fazer a otimização SEO da sua página no Google My Business, contacte a Lusodados, mas não deixe de investir num perfil completo para ser encontrado pelos utilizadores que pesquisam pelo seu negócio.
2. Como tirar partido do Google My Business| Manter a página atualizada
Se preencher o seu perfil no Google My Business e a ele não regressar, pode perder clientes e deitar por água abaixo todo o trabalho de otimização. Pelo que o aconselhamos a manter a sua página atualizada, certificando-se de vez em quando de que as informações estão corretas. Por exemplo, se com o surto da Covid-19 a sua empresa foi forçada a fazer alterações no horário de funcionamento, deve aproveitar o Google My Business para informar os seus clientes sobre isso.
3. Como tirar partido do Google My Business| Pedir avaliações aos clientes
Também é importante que peça avaliações aos seus clientes, já que as avaliações ou reviews positivos são a melhor forma de chamar a atenção de potenciais clientes e passar a ideia de credibilidade. Lembre-se de que quanto mais avaliações positivas receber, melhores posições consegue alcançar nos resultados de pesquisa do Google, porque as menções levam a um melhor ranqueamento.
4. Como tirar partido do Google My Business| Responder aos comentários dos clientes
Não basta solicitar avaliações aos seus clientes, também tem de responder de forma clara e atempada às dúvidas e comentários que eles deixam no Google My Business. Ao responder, demonstra o seu interesse pelos clientes e enceta relacionamentos que acabam por melhorar a posição da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google.
5. Como tirar partido do Google My Business| Investir em anúncios pagos
Havendo verba disponível, invista em anúncios pagos no Google My Business para passar aos utilizadores mais informações através de ferramentas que fazem a ligação direta entre a sua empresa e os clientes. Por exemplo, pode permitir a reserva de um artigo da sua loja através do Google My Business!
Portanto, quando o assunto é gerar leads e transformá-los em clientes, um perfil no Google My Business é fundamental! Com ele atrai os utilizadores que fazem pesquisas por voz, dá uma imagem mais profissional da sua marca, fornece todas as informações sobre a sua empresa a potenciais clientes… e aumenta a rentabilidade!