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Como escolher um nicho de negócio e porque é preciso fazer?

nicho de mercado

 

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Nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um segmento de negócios amplo e competitivo. É um conceito essencial para marketing e vendasSabe o que é nicho de mercado e como encontrar o seu? E, se já encontrou, tem certeza que está a apostar no nicho certo? Encontrar um nicho de mercado — e descobrir novos nichos ao longo do tempo — é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual o mercado a atingir pode ser um desafio para muitos empreendedores!

 

Se está a começar a sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia. Um bom nicho de mercado pode render os primeiros clientes e ajudar a sua empresa a alcançar a saúde financeira rapidamente. Por outro lado, se é um empreendedor experiente e já tem um nicho de atuação definido deve estar preparado para revê-lo a qualquer momento. Afinal, o mercado muda regularmente, criando novos nichos para empresas consolidadas expandirem os seus produtos. Por isso, neste artigo vamos esclarecer definitivamente o que é um nicho de mercado, qual a sua importância e como explorar o conceito para levar o seu projeto a um novo nível de faturamento

 

Qual a importância de definir um nicho de mercado?

Se entra no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um amplo segmento, perderá num ponto fundamental que uma marca deve ter: a especializaçãoComo marca generalista de um segmento, a sua comunicação atingirá um grande número de pessoas que é impactada por dezenas de mensagens de empresas como a sua, sem que haja uma proposta de solução realmente assertiva para um determinado público. Como especialista de um nicho de mercado atingirá um menor número de pessoas, já que se está a focar em resolver um problema específico. No entanto, essa comunicação será muito mais certeira, pois comunicará diretamente com potenciais clientes que anseiam por uma solução para os seus problemas. Além disso, um nicho de mercado oferece melhores condições para alcançar consumidores fiéis. Essa é uma consequência natural do seu esforço enquanto empresa, já que consegue se concentrar melhor na qualidade e em nutrir relacionamentos.

 

Outros benefícios de definir um nicho de mercado são:

1- Menos Concorrência

Optar por um nicho de mercado é sinónimo de menos concorrência. Optar por um público mais segmentado significa um mercado pouco explorado e insatisfeito. Portanto, isso quer dizer menos custos com Marketing Digital.

2- Mais Qualidade

Por meio de tal estratégia é possível compreender melhor as necessidades do seu público e oferecer um atendimento exclusivo e de máxima qualidade. Isso é fundamental no mercado de hoje, em que os consumidores procuram soluções únicas e personalizadas.

3- Domínio do Mercado

Permite que se torne autoridade na área com muito mais facilidade. Trata-se da oportunidade de ser pioneiro e atender um segmento totalmente novo, baseado numa necessidade que ainda não é explorada pela concorrência. É justamente isso que as empresas mais inovadoras fazem: criam nichos transformadores. Assim, segmentar o seu negócio é selecionar um perfil de clientes, compreender as suas necessidades/problemas e produzir soluções direcionadas. É ser muito mais assertivo nas ações de comunicação, na criação de produtos e em todas as funções e etapas da sua empresa.

4- Preços mais vantajosos

Como atuará num mercado pouco ou nada explorado, poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, ainda que tenha menos vendas.

5- Facilidade em fechar parcerias estratégicas

Conhecendo o seu mercado de atuação, saberá diferenciar facilmente um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para a sua empresa. Definir um nicho do mercado é importante para garantir que todos os seus recursos investidos se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para a sua empresa.

 

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Passo a Passo para escolher o seu nicho

1- Pense em áreas que domina

Nada impede que entre num mercado totalmente novo. Mas, começar com algo que já conhece torna as coisas mais fáceis. Liste os seus interesses, experiências, aprendizados e conquistas no ramo desejado. Caso possua um negócio físico que está a dar certo, nada melhor do que expândi-lo para o digital.

2- Escolha como fazê-lo

Existem alguns caminhos para segmentar o seu negócio. Pode, por exemplo, fazê-lo geograficamente, oferecendo os seus serviços unicamente numa região. No entanto, os caminhos mais comuns consistem em nichar o seu negócio pela oferta ou pela demanda.

  • Nichar pela oferta de produtos ou serviços:  Neste caso, irá limitar o seu portfólio de serviços ou catálogo de produtos oferecidos;
  • Nichar pela demanda, seu público-alvo: Neste caso, escolherá um público específico e focar-se em atender unicamente às suas necessidades. 

3- Conheça o mercado

Conhecer o setor em que vai empreender é indispensável. Para isso, avalie a concorrência e procure públicos que não estão a ser atendidos ou mercados que possa destacar o seu negócio. 

4- Conheça o público

Focar e compreender a fundo um público influencia todas as suas decisões estratégicas. Para isso, é útil criar uma persona, ou seja, uma representação do seu cliente. Irá ajudá-lo a obter um diagnóstico das necessidades e desejos do consumidor, permitindo que crie produtos, serviços e ações de marketing eficazes.

5- Aproveite a sua rede de contactos

A maneira mais eficiente de escolher um nicho de mercado é utilizar os recursos que já possui. Talvez conheça profissionais que já tenham um negócio e que possuam uma grande lista de fornecedores e clientes. Todos esses contactos são recursos que podem ser utilizados para crescer no seu negócio.

 

Conclusão

Agora que já sabe o que é um nicho de mercado, como encontrá-lo e a sua importância, não tem mais desculpas para perder tempo! Com um nicho de mercado bem definido, os investimentos da sua empresa podem ser direcionados para o sítio certo: a atração do seu cliente ideal.

 

Para uma ajuda especializada, contacte a Lusodados para podermos ajudá-lo no sucesso do seu negócio!

 

 

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