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Vender pelo Instagram: converter seguidores em clientes

 

 

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Já não é novidade que o Instagram se tornou uma das principais montras complementares de um e-commerce. Com mil milhões de utilizadores ativos mensalmente e mais de 25 milhões de contas comerciais, o Instagram apresenta uma taxa de engajament de 23%, maior se comparado ao Facebook. Por isso, se o seu objetivo é vender pelo Instagram, não perca mais tempo! Neste artigo, vai encontar as principais estratégias para converter os seus seguidores em clientes, mas também o tipo de conteúdo que deve desenvolver para conseguir chegar eficazmente aos seus potenciais clientes e fazer a venda acontecer!

 

1. Tenha uma conta comercial

Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental destacar a importância de se ter uma conta comercial no Instagram. Dentro das inúmeras funcionalidades extras, como inserir botões interativos na bio (telefone, e-mail etc), pode criar anúncios e poderá aceder ao Instagram Insights. Uma plataforma interna que disponibiliza métricas interessantes sobre o seu perfil e o comportamento do seu público. Com estes dados, poderá tomar decisões para as suas estratégias de marketing.

 

Para configurar o Instagram Insights, basta na sua conta comercial clicar em Configurações > Informações. Em seguida, terá três secções à sua disposição: atividade, conteúdo e público. Poderá acompanhar métricas como o alcance das suas publicações, gostos e comentários que obtém semanalmente, detalhes sobre a conversão dos seus stories e anúncios, idade e principais localizações dos seus seguidores.

 

2. Aposte nos Stories

Lançado em 2016, o Instagram Stories chegou um pouco tímido. No entanto, foi ganhando a atenção dos utilizadores e deixando o seu grande concorrente, Snapchat, para trás. Por ser um espaço de divulgação mais interativo e momentâneo, conquistou destaque frente aos posts do feed. Logo, fica clara a relevância do Instagram Stories na sua estratégia de marketing. Aproveite este recurso para reafirmar constantemente o perfil da sua marca e os benefícios que terão aqueles que fizerem negócio consigo. Deste modo, comece por publicar lançamentos de produtos e cupons de desconto, compartilhe notícias do seu nicho e invista em tutoriais. Com isto, além de a sua marca ganhar visibilidade, será posicionada como uma autoridade do ramo.

 

3. Faça repost de conteúdos

De certeza que, pelo menos uma vez na sua vida, já sentiu uma vontade inexplicável de comprar determinado produto depois de ter visto algumas pessoas a comentarem-no e/ou utilizando-o. Pois bem, essa abordagem faz parte do estudo de neuromarketing. Para conseguir fazer com que os seus potenciais clientes sintam o mesmo, só precisa de fazer uma ação simples e gratuita, a de republicar conteúdos. Por exemplo: se um cliente compartilhou no próprio Instagram uma fotografia a usar um dos seus produtos ou um vídeo de “recebidos”, faça repost dos mesmos!

 

4. Ative as compras do Instagram

Lançado no ano passado, este é um recurso ideal para quem deseja vender mais. A funcionalidade permite marcar produtos por meio de etiquetas clicáveis nas fotografias do feed, que redirecionam os seguidores ao e-commerce. É essencial porque encurta a jornada de compra. Os pré-requisitos necessários para ativar as compras do Instagram são: ter uma conta comercial e associá-la ao catálogo de produtos do Facebook (no Gerenciador de Negócios).

 

5. Crie anúncios

Para a "cereja no topo do bolo", dê uso ao Instagram Ads, uma ferramenta para elaborar campanhas eficazes. Através dela, é possível segmentar o seu público-alvo de acordo com as características demográficas e comportamentais, e desenvolver peças em diferentes formatos, como fotografias e vídeos. Para fazer um anúncio de sucesso, é importante ter em atenção a alguns detalhes como:

  • Imagem: ela deve estar em alta definição e exibida com qualidade em smartphones, tablets e computadores;
  • Chamada para ação: frase curta e chamativa, com verbos no imperativo ou no infinitivo. Tem, como principal objetivo, convidar os utilizadores a conhecerem a sua marca.

 

Com estas estratégias que selecionámos para si não pode perder mais tempo para aumentar o seu público e as suas vendas! Para uma ajuda especializada, contacte a Lusodados para podermos ajudar o seu negócio a crescer! 

 

 

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