Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Google Shopping: o que é e como funciona?

Google Shopping

 

 TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

 

O Google Shopping, lançado em 2011 pela Google, agregou ainda mais valor à experiência de consumo dos seus utilizadores. É uma vitrine de produtos que estão à venda na internet com o objetivo de comparar e exibir produtos de diversas lojas online, dando ao utilizador do Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela pesquisa tradicional. Não melhorou só pelo facto de comparar preços e analisar produtos pelos resultados de pesquisa do Google, mas também porque os concorrentes tiveram que melhorar bastante os seus recursos para atrair visitas do público. Neste artigo vamos falar sobre como funciona esta plataforma, como atrair mais tráfego e aumento de lucros para e-commerces, e ainda as principais vantagens desta plataforma para a sua empresa.

 

O que é? 

A ideia do Google Shopping é exibir produtos relevantes à pesquisa do utilizador, juntamente com lojas que os oferecem, fotografias do produto e, por fim, reviews de utilizadores sobre um determinado produto. É um site que une diversos produtos e os compara por preços e avaliações, só que integrado aos resultados de busca.

Como funciona?

De acordo com o produto que pesquisa no Google, aparecerá uma gama de produtos relacionados. Os resultados do Google Shopping aparecem antes até do que os links patrocinados. Eles destacam uma fotografia, o título e o preço do produto, além da empresa que está a anunciar. Com estas características os utilizadores têm uma melhor perceção sobre o produto vendido antes de clicarem no anúncio. Se clicar em “Resultados no Google Shopping para…”, será aberta uma página mais completa do Google Shopping e os resultados de produtos aparecerão mais com mais informações. Quanto mais detalhadas forem as informações dos produtos fornecidos ao Google Shopping, mais facilmente o motor de pesquisa conseguirá criar uma correspondência mais próxima com as pesquisas feitas pelo público.

 

Quais são os benefícios do Google Shopping para as empresas?

As empresas têm alguns benefícios ao utilizarem a plataforma do Google Shopping, tais como:

 

1- Maior tráfego na loja virtual

Como os resultados do Google Shopping são os primeiros a serem exibidos nos resultados de pesquisa, é natural que eles atraiam um maior interesse do público. A taxa de cliques tende a ser maior do que os anúncios de texto. Os utilizadores têm acesso a dados como o preço e imagem do produto, dois dos fatores que mais pesam na sua escolha de clicar e comprar.

2- Mais conversões

As vendas serão maiores porque os visitantes que chegarem até à sua loja, por meio do Google Shopping, já estarão numa fase mais avançada do que quando iniciaram a pesquisa poucos segundos ou minutos antes. Isto porque ele já filtrou e considerou as condições do produto. Por isso, o consumidor estará muito próximo de converter o seu desejo de produto em compra. Apenas as características da loja, como a facilidade de utilização do site, os meios de pagamento e os passos do check-out podem dificultar a aquisição de novos clientes.

3- Maior presença nas pesquisas do Google

Uma das maiores vantagens do Google Shopping é que os seus anúncios podem dividir espaço com os links patrocinados da sua empresa. Se as duas campanhas forem relevantes, com configurações bem definidas, os anúncios poderão aparecer ao mesmo tempo. Com isto, o seu site ganha mais exposição e atrai um maior número de cliques.

4- Análise detalhada da performance dos seus produtos

Outro recurso vantajoso do Google Shopping são os seus relatórios de análise de desempenho. São tão eficientes e detalhados que podem mostrar, por exemplo, as categorias de produtos, as características técnicas ou as marcas que mais geram cliques e conversões. Todos os parâmetros de atribuição dos produtos também servem como categorias de análise. Além disso, é possível levantar informações sobre a performance da concorrência para realizar comparações de mercado.

 

Conclusão

O Google Shopping surgiu como uma alternativa interessante tanto para os consumidores quanto para as empresas. Para os utilizadores, a comparação de preços e a pesquisa por produtos é mais facilitada. Para os anunciantes, trata-se de uma grande oportunidade para promover os seus produtos e/ou serviços nos resultados do Google. Se ainda tiver dúvidas da eficiência desta plataforma, basta fazer uma pesquisa de produtos e confirmar quantas outras lojas e empresas já estão a anunciar as suas ofertas. Se o serviço estiver a dar certo com quem é referência no mercado, certamente será o melhor caminho para ser seguido no seu plano de marketing.

 

 

Na Lusodados somos peritos em marketing digital. Para uma ajuda especializada, contacte-nos e peça o seu orçamento grátis

 

 TENHA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL! CONTACTE-NOS 

 

 

 

Veja mais artigos do nosso blog...

Precisa de ajuda?

FALE AGORA CONNOSCO

Entramos rapidamente em contacto consigo para tirar todas as suas dúvidas.