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 IGTV do Instagram

IGTV Instagram

 

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Ao longo dos anos, o Instagram tem vindo a lançar funcionalidades que lembram bastante as de outras redes sociais. Como por exemplo, os Stories, muito similar ao Snapchat, e com o Reels, uma resposta ao sucesso do TikTok. Em 2018, a aposta foi uma ferramenta de publicação de vídeos mais longos, semelhante ao que é possível fazer no YouTube, o IGTV do Instagram. Este é um ótimo canal para as empresas publicarem vídeos com conteúdos mais aprofundados e mais longos, de até 60 minutos de duração, e poderem interagir com o seu público. Neste artigo, vai ficar a saber tudo sobre o IGTV do Instagram: o que é, como usar e que tipo de conteúdo deve publicar nesta plataforma.

 

O que é?

IGTV significa Instagram TVOs utilizadores podem meter gosto, comentar e partilhar os conteúdosNo Instagram TV, os vídeos podem durar entre 1 a 15 minutos para contas comuns e até 60 minutos para contas verificadas. Para fazer upload de dispositivos móveis, o arquivo deve ter até 650MB. Já no desktop é possível enviar vídeos maiores, até 3,6GB. 

 

Como começar a usar?

Para começar a publicar vídeos no IGTV, basta ter uma conta no Instagram. Deste modo, deve seguir os seguintes passos para iniciar o seu uso:

  • No canto superior esquerdo da página inicial, clique no botão +;
  • Clique de seguida na opção "Vídeo do IGTV";
  • Selecione um vídeo com mais de 1min na sua galeria;
  • O Instagram mostrará duas opções: vídeo longo e vídeo curto. Selecione a segunda opção;
  • Desta forma, o vídeo completo será publicado no IGTV, enquanto uma versão mais curta será publicada no seu feed. Nela, os utilizadores podem clicar para ir até à versão completa;
  • É possível, ainda, escolher uma imagem de capa de um frame do vídeo, ou fazer upload de uma imagem que esteja na sua galeria;
  • Por fim, é só preencher o título e descrição do vídeo.

Da mesma forma que os Stories, as informações de interação e engajament que são de extrema importância, especialmente para grandes contas, também estarão disponíveis.

 

Como usar o IGTV na minha empresa?

Para empresas, o IGTV é uma oportunidade de publicar conteúdos mais profundos e de se aproximar do público, além de ter maiores chances de se ser descoberto por outras pessoas, aumentando o seu alcance. Antes de enumerar algumas ideias de conteúdos que podem ser explorados no Instagram TV da sua empresa, é ideal que a sua empresa siga também alguns príncipios básicos, tais como:

 

  • O conteúdo. Conteúdos reciclados podem não agradar a audiência. Invista num conteúdo criativo, novos produtos e adapte-se à plataforma;
  • Duração do conteúdo. Pense bem antes de apostar na duração do vídeo. É bom lembrar que os modelos menores agradam o público;
  • Estética do vídeo. O IGTV só aceita vídeos na vertical e a qualidade dos vídeos pode ser bem alta, por isso, é importante estar atento aos principais elementos de um vídeo, como a iluminação, a qualidade da imagem, etc.

Posto isto, enumeramos algumas ideias de conteúdos que podem ser explorados pela sua empresa:

  • Tutoriais relacionados com o seu negócio, mostrando como usar seus produtos ou serviços da melhor maneira, por exemplo;
  • Vídeos respondendo a dúvidas do seu público. É possível divulgar uma caixa de perguntas nos Stories, por exemplo, selecionar as melhores e respondê-las num vídeo para o IGTV;
  • Entrevistas, seja com colaboradores, clientes ou com grandes nomes da sua área de atuação;
  • Cobertura de eventos.

 

Boas práticas que deve seguir no IGTV

Quando publica os seus vídeos no Instagram TV, existem algumas práticas que podem ser seguidas para melhorar os seus resultados, tais como:

1- Promover o seu vídeo em diferentes canais

Inicialmente, quando começa a usar um canal, é importante promovê-lo nas restantes plataformas para informar os seus seguidores sobre a novidade. Por isso, informe o seu público de que está no IGTV! 

2- Chamar a atenção do utilizador

Os primeiros momentos de um vídeo são decisivos para que o utilizador assista ou não ao seu conteúdo. Por isso, aproveite os segundos iniciais do seu vídeo para chamar a atenção de quem assiste e evitar que essa pessoa desista da visualização. Fale sobre os temas que serão abordados e diga para quem o conteúdo é direcionado.

3- Hashtags na descrição

É fundamental colocar um título e uma descrição interessantes no seu vídeo, adicionando hashtags. Com isto, os seus vídeos podem ser descobertos por quem não é seguidor. 

4- Identidade visual da sua marca

No conteúdo, utilize as cores e fontes que a empresa costuma utilizar nas redes sociais, por exemplo na imagem de capa, mantendo a sua identidade visual. Desta forma, irá ajudar a que os conteúdos do IGTV se encaixem no seu feed também.

 

 

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