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 Google Analytics: para que serve?

 

Google Analytics

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O que é?

O Google Analytics é uma ferramenta de Web Analytics que analisa e monitoriza sites, lojas online, blogs e aplicações. É um serviço gratuito oferecido pela Google, líder mundial em análises web.

 

Para que serve?

 Google Analytics tem como objetivo recolher informações dos utilizadores ou visitantes de um site. Essas informações dividem-se em diversas métricas que a plataforma considera como: idade dos utilizadores, género, localização geográfica, comportamentos, entre outras. Com esses dados, o Analytics consegue gerar relatórios periódicos e, assim, possibilitar um trabalho mais estratégico com ações de marketing na internet. O Analytics é uma ótima ferramenta no Marketing de Conteúdo, pois ajuda não só a definir a audiência e potenciais clientes, mas acompanhar, periodicamente e em tempo real, toda a movimentação das pessoas que acedem ao seu site.

 

Como funciona?

Para captar os dados dos visitantes, o Google Analytics usa um código JavaScript que deve ser instalado em todas as páginas do seu site. Assim, quando um utilizador navega por cada uma delas, o código coleta cookies que mapeará todo envolvimento do utilizador dentro da página, bem como o tempo de permanência nela e os links que foram clicados por ele. Além disto, a plataforma identifica de que forma o utilizador acedeu ao seu site (por redes sociais, e-mail, google, etc). Se tiver sido por uma pesquisa no Google, por exemplo, consegue ter acesso à palavra-chave que foi utilizada na pesquisa.

 

As principais métricas tilizadas são:

  • Sessões: tempo de permanência do utlizador no site e número de vezes que retorna.
  • Utilizadores: número de pessoas que visitaram o seu site num determinado período de tempo.
  • Taxa de rejeição: percentagem de sessões em que não houve qualquer interação com a página. Ou seja, o utilizador apenas entrou e saiu.
  • Páginas por sessão: número médio de páginas visitadas.
  • Duração média da sessão: tempo médio que o utilizador permanece ativo no site.

 

Por que razão deve instalar o Google Analytics?

Analytics é imprescindível para conseguir uma gestão mais eficaz, aumentando, em simultâneo, as receitas do seu site. Irá ajudá-lo a gerir campanhas online de forma mais eficiente. De certeza que faz "mil e uma perguntas" diariamente a si próprio sobre o seu negócio online, e muitas delas podem ser facilmente respondidas através do Google AnalyticsAcompanhar o comportamento da sua audiência é fundamental a diversos níveis, mas dexamos aqui algumas das razões principais:

 

  • Entender o melhor horário para as publicações: através do Google Analytics consegues perceber os dias do mês, da semana e até mesmo as horas exatas em que as pessoas mais visitam e interagem com o seu site. Com esses dados, além de poder programar ações, também fica a saber o que não fazer nos momentos de pico, como uma atualização de site que atingirá boa parte dos utilizadores;
  • Descobrir causas para o abandono do teu site: se não está a conseguir conversões, está muito provavelmente algo errado. Analisando a taxa de rejeição com os dados do Google Analytics consegue entender mais facilmente onde está o problema;
  • Saber quais os dispositivos mais usados pelos utilizadores: analisando o tráfego do teu site através do Analytics, consegues saber que dispositivo tem sido mais usado pelos utilizadores para visitarem e navegarem no seu site. Atenção aqui: otimização para mobile é imprescindívelEsta questão pode inclusive prejudicar o posicionamento das suas páginas nos resultados de pesquisa do GoogleSe os utilizadores chegam ao teu site maioritariamente por mobile, então é crucial que se invista na otimização para mobile. 

 

Como configurar o Google Analytics?

O primeiro passo para configurar o Google Analytics no seu site é criar uma conta no Google. O ideal é que a conta seja de uso profissional, já que vai utilizá-la sempre enquanto o seu site existir.

 

Depois de ter criado a sua conta, basta aceder à página inicial da plataforma e criar uma conta. Em seguida, preencha os dados solicitados pelo site. No final, receberá um Código de Acompanhamento e um ID de Acompanhamento, na qual o primeiro deverá ser inserido no editor HTML do seu site para que o Google passe a rastreá-lo.

 

O código precisa de ser inserido em todas as páginas do seu site para que tudo seja monitotizado. Geralmente, ele é colocado entre as tags, de preferência no final. Para fazer isso no WordPress, clique em Aparência > Editor > header.php (Cabeçalho do tema). Coloque o código entre as tags já mencionadas e salve o documento. É importante realizar este passo com cuidado para não alterar nenhuma outra configuração do site. Inclusive, é recomendável realizar um backup periodicamente antes de qualquer alteração na página de Editor. Se ocorrer algum erro, será possível retornar à configuração anterior.

 

Google Analytics: WordPress e Plugins

Se preferir, existem alguns plugins, como o Google Analytics Dashboard for WordPress Plugin e o Analytify Google Analytics Dashboard Plugin, que podem fazer esse trabalho automaticamente. Alguns deles precisam apenas do seu ID de Acompanhamento, que pode ser encontrado na página do Google Analytics, em Administrador > Informações de Acompanhamento > Código de Acompanhamento.

 

Para aproveitar todo o potencial que a plataforma oferece, uma boa dica é configurar objetivos a serem mensuradas, geralmente focados na conversão de um visitante do site. Para isso, é importante definir na plataforma o que seria a “conversão” de um utilizador que visitou o seu site, como: realizar uma compra, solicitar um orçamento, assinar a sua newsletter, entre outros objetivos. Essa possibilidade de personalizar as metas é uma ótima estratégia dentro do Marketing de Conteúdo, pois vai ajudá-lo a acompanhar o seu visitante desde a sua visita ao site até à decisão de compra do seu produto ou serviço.

 

 

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