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Como aumentar visualizações no Youtube

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Os profissionais de marketing que usam o YouTube geralmente procuram estratégias eficazes para gerarem mais visualizações para os seus vídeos. Embora não seja a única métrica que determina o sucesso de uma campanha de marketing do YouTube, gerar uma boa quantia de visualizações para os seus vídeos é algo que definitivamente deve tentar alcançar nesta plataforma. Apesar disto, apenas 9% das pequenas empresas usam o YouTube, embora seja das plataformas com mais utilizadores. Deste modo, se os seus vídeos não estão a receber visualizações suficientes, há uma boa chance de que está a errar em algo, já que a concorrência ainda não está em níveis máximos nesta rede social. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas que pode usar para conseguir mais visualizações nos seus vídeos do YouTube.

 

 1- SEO para vídeos

Para ganhar visualizações nos seus vídeos e obter lucros com o seu trabalho, deve utilizar técnicas SEO, o que chamamos de tráfego orgânico. A lógica por de trás desta estratégia é simples: não gasta dinheiro para conseguir mais visitantes para o seu canal de conteúdo e ainda consegue muito mais retorno do que utilizando anúncios pagos. A ideia do tráfego orgânico é conseguir com que as pessoas cheguem ao seu conteúdo facilmente por meio dos mecanismos de busca de sites de pesquisa. Assim, como as plataformas de vídeo também fazem uso de recurso de busca, nada melhor do que aplicar técnicas de SEO para conseguir aumentar as visualizações nos seus vídeos.

 

2- Escolha um bom nome 

Ainda não estamos a falar do título: a primeira coisa que vai ajudá-lo a ganhar visualizações nos seus vídeos é nomear o seu arquivo da maneira correta. Se acha que não faz diferença nomear o seu vídeo de maneira certa, pense novamente! As plataformas de vídeo normalmente não leem imagens, logo o nome do arquivo pode influenciar se o seu vídeo aparece primeiro na pesquisa de um utilizador.

 

3- Pense num bom título

Pesquise e escolha um título que chame a atenção das pessoas e que desperte curiosidade, mas que também contenha uma boa palavra-chave relacionada com o conteúdo do vídeo, ou seja, pense na maneira como o seu público procuraria pelo seu conteúdo no momento de pesquisa. 

 

4- Tenha atenção à descrição

A descrição do vídeo é muito importante em termos de qualificação e posicionamento. É através da descrição que o YouTube consegue perceber se o seu conteúdo é relevante. Coloque todas as informações mais importantes sobre o seu conteúdo e, claro, tenha atenção às palavras-chave que utiliza. Também é na descrição que poderá colocar um link para o seu site ou blog que deseja que as pessoas cliquem após assistirem ao seu vídeo. Vai ajudá-lo a obter potencias clientes!

 

5- Não se esqueça das tags

As tags são outra prática saudável para conseguir ganhar visualizações nos seus vídeos. As tags ajudam os utilizadores a encontrá-lo e a melhorar o seu posicionamento, pois estão diretamente relacionadas com o sistema dos mecanismos de busca. Além das palavras-chave mais óbvias, procure colocar termos com semelhança semântica para abrir o leque de opções. 

 

6- Qualidade do vídeo

Se também é consumidor de vídeos na internet, já sabe como o público é exigente com a produção dos vídeos. As pessoas dão preferência aos vídeos com alta qualidade de imagem, som e conteúdo e, lembrando que os mecanismos de busca têm cada vez mais atenção à experiência do utilizador, dar atenção especial a  fatores como este, faz um vídeo ganhar mais visualizações.

 

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7- Legendas também são importantes

Além de ajudarem pessoas com deficiência auditiva a conseguirem assistir aos seus vídeos, as legendas fornecem mais “material” para o YouTube avaliar e qualificar o seu vídeo.

 

8- Calcule o melhor tempo para o seu vídeo

Outra característica que influencia a visualização de alguém é o tempo. Deste modo, pode ter mais visualizações ao adequar o assunto do seu vídeo à duração certa. Para vídeos como tutoriais, por exemplo, é indicado a duração de 5 a 18 minutos. Já para aulas ou palestras, por sua vez, é aconselhada uma duração maior, com vídeos de 30 a 60 minutos. Na escolha do tempo para o seu vído, mais uma vez, terá que se colocar no lugar do seu público. Pensando nisso, vá fazendo testes com diferentes durações de vídeos e veja o que funciona melhor para o seu público!

 

9- Crie playlists

Grande parte dos canais do YouTube faz vídeos de diferentes temas ou formatos, mesmo que tenha o foco num único assunto. Por isso, as playlists são importantes para organizar essas informações para o utilizador encontrar facilmente o conteúdo que lhe interessa, ajudando também a aumentar as visualizações no YouTube e a aparecem nas pesquisas do Google!

 

10- Mantenha uma determinada frequência de publicações

Organize-se para publicar os seus vídeos com períodos regulares. Assim, faz com que o seu público fique com um sentimento de expectativa pela próxima publicação e que passe a acompanhar o seu canal de forma mais fiel. As publicações em períodos irregulares fazem, contrariamente, que o seu público ache que parou de fazer publicações e abandona o seu canal.

 

11- Crie conteúdo exclusivo

Parece uma dica óbvia, mas muita gente copia um formato ou temática e acaba por produzir "mais do mesmo". Para ganhar relevância, aumentar as visualizações no YouTube e engajament, é necessário investir em conteúdo exclusivo. Quando as pessoas assistem a este tipo de vídeos, as hipóteses de partilharem, comentarem, indicarem aos amigos aumentam, bem como de verem o vídeo até ao fim. Desta forma, o Youtube entende que o vídeo possui um conteúdo relevante para as pessoas. Assim, naturalmente que  o YouTube começa a colocar os seus vídeos em melhores posições e com mais frequência para os utilizadores.

 

12- Interaja com o seu público

Por fim, mas não menos importante, é fundamental interagir com o seu público para conseguir mais visualizações. Conversar com o seu público vai ajudá-lo a construir uma base de público fiel, além de aumentar a hipótese das pessoas partilharem o seu conteúdo. Essa interação também pode acontecer ao pedir para que as pessoas ssubscrevam o seu canal, partilharem o seu vídeo ou deixarem comentários na página, por exemplo. Se tiver algum blog ou algum outro material que pode disponibilizar, utilize também esse momento para divulgá-los a quem assiste ao seu vídeo.

 

Conclusão

Agora que já sabe os pontos principais para conseguir aumentar as visualizações no Youtube, não perca mais tempo e invista nesta rede social que irá ajudá-lo também a  aumentar os seus clientes e vendas do seu negócio! Para uma ajuda especializada, contacte a Lusodados. Temos profissionais que irão ajudá-lo a fazer do seu negócio um sucesso!

 

 

 

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