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 Podcasts: vale a pena usar?

 Podcasts

 

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Os podcasts são um dos formatos preferidos dos utilizadores, mas ainda há empresas que não acreditam que a voz, por si só, consiga atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas a verdade é que consegue, sim. A simplicidade dos áudios e a facilidade com que se consomem - inclusive enquanto se realizam outras tarefas - faz dos podcasts excelentes ferramentas para incluir nas suas estratégias de marketing digital.

 

O que são podcasts?

São arquivos de áudio usados em diferentes plataformas digitais para passar uma mensagem, seja um conteúdo informativo, comercial ou de entretenimento.

 

Quais são os principais benefícios dos podcasts?

  • Os podcasts são uma espécie de lufada de ar fresco numa época em que os utilizadores da Internet andam cansados de ler tantos textos.
  • São formatos de conteúdo muito fáceis de consumir, geram proximidade com os potenciais clientes e permitem abordar qualquer tipo de assunto de forma divertida.
  • Também são muito fáceis de aceder, basta que os utilizadores entrem num serviço de streaming ou façam download do arquivo digital.
  • Fortalecem a notoriedade online e reputação de uma marca e podem ajudar na promoção de produtos ou serviços.
  • Aumentam conversões e vendas.

 

Como usar podcasts?

  • Antes de começar, estude o seu público-alvo e confirme se gosta de podcasts. Em caso afirmativo, passe ao próximo ponto!
  • Elabore um plano de publicações e não se esqueça de definir a duração e objetivo de cada áudio.
  • Escolha temas relacionados com assuntos que interessem ao seu público-alvo e seja criativo na abordagem.
  • Crie narrativas envolventes e apropriadas e este formato, já que os ouvintes podem estar a executar outras tarefas ao mesmo tempo que ouvem os seus áudios.
  • Dê particular atenção ao nome do conteúdo porque é ele que vai chamar a atenção dos ouvintes e colocar a respetiva página nos resultados de pesquisa do Google, graças à otimização SEO.
  • Faça uma edição profissional: use efeitos sonoros e musicais, reduza ruídos exteriores, entre outros pormenores que vão acrescentar valor ao áudio.
  • Mantenha alguma regularidade, publicando constantemente novos podcasts para manter os seus ouvintes interessados e para aumentar a reputação da sua empresa. É claro que a frequência de publicação está relacionada com os seus objetivos de marketing digital, mas é sempre recomendada a edição de um ou dois podcasts por mês para não defraudar as expectativas dos clientes.

 


E por fim, acredite que o podcast até é um formato relativamente barato se comparado com outros recursos de marketing digital que usa na sua empresa, por isso não há motivo para continuar a ignorar os áudios nas estratégias de relacionamento com o seu público.
Para mais informações, contacte a Lusodados.

 

 

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